Objetivo:
  • Conceituar ouvidoria, conhecer seu desenvolvimento histórico, entender como funciona estruturalmente, assim como seus benefícios e suas funções. 
  • Entender o processo de relacionamento entre o público e as ouvidorias e os meios de comunicação utilizados para tal 
  • Conhecer elementos para a implementação de uma ouvidoria, seu funcionamento interno e as atribuições da equipes de trabalho e seus membros.
  • Aprender como avaliar os resultados tanto para ouvidoria como para o público em geral.

Modalidade: Ensino a Distância
Carga Horária:35 horas
Duraçãoaté 60 dias

Conteúdo Programático:
  • Módulo I - Preparando-se para instalar uma Ouvidoria
    • Unidade 1 - O que é uma Ouvidiria Parlamentar?
    • Unidade 2 - Quem ganha com a instalação de uma Ouvidoria?
    • Unidade 3 - É complicado instalar uma Ouvidoria?
    • Unidade 4 - Qual é o papel de um ouvidor parlamentar?
  • Módulo III - A gestão eficiente de uma Ouvidoria.
    • Unidade 1 - Competencias e atividades da equipe de trabalho.
    • Unidade 2 - O fluxo de atendimento na Ouvidoria.
    • Unidade 3 - O relacionamento com as areas internas.
    • Unidade 4 - Redação das respostas ao cidadão.
    • Unidade 5 – Como avaliar o desempenho da ouvidoria.
  • Módulo II - Como atender o cidadão que procura uma ouvidoria
    • Unidade 1 - O Legislativo voltado para o cidadão.
    • Unidade 2 -O perfil do cidadão que procura a Ouvidoria.
    • Unidade 3 - A mídia e a Ouvidoria.
 
Fundamentação Legal: Resolução nº 11, de 2017, do Senado Federal.
CNPJ Senado Federal 00.530.279/0001-15