
Palestra: "Equidade, Gênero e Raça: Responsabilidade Social no SF"
Data: 01/12/2022
Horário: 14:30 às 17:30h
Local: Presencial no Auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes
Facilitador: Humberto Formiga e Stella Vaz
Descrição: Apresentar as ações da Casa dentro desse tema e como isso se reflete na gestão.
Coordenadores: Paula Meschesi e Letícia Castro
PFG - "Ferramentas e Competências para Liderança"
Local
-
- Sala do Nainova no Senado Federal
Data:
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- 11, 18, 21 e 25 de novembro de 2022
Horário
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- 14 às 18hs
Facilitador
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- Marcus Vinicius de Miranda Castro
Ementa
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- Desenvolver, por meio de conteúdo teórico, atividades práticas e online, novas habilidades e competências de liderança aos gestores do Senado, abordando as principais competências de comunicação, negociação, comunicação eficaz, dar e receber feedbacks, delegação; e o tema inteligência emocional.
Carga horária
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- 16h presenciais e 4h de EAD.
Coordenação
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- Paula Meschesi e Ana Caroline.

- Palestra: "Competências essenciais de liderança no Setor Público"
- Apresentação da palestra: Mariana Carvalho e Diogo Fonseca (ENAP)
- Objetivo: o objetivo da palestra se trata de oferecer uma visão geral apresentada pelo ENAP sobre as competências essenciais de liderança para o Setor Público.
- Carga horária: 3h
- Conteúdo programático: Os palestrantes do ENAP apresentam uma visão geral sobre as competências essenciais de liderança para o Setor Público.
- Período de realização: 17/11 (5ªfeira) 14h30 às 17h30
- Facilitadores: Mariana Carvalho e Diogo Fonseca
- Coordenadores: Alexandre Sada De Faria E Brenda Lee
- Para fins de emissão de certificado:
- Frequência.
- Questionário respondido na Plataforma Saberes
- Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes

Palestrante: Alexandre Coelho Batista Júnior
Descrição: Proporcionar a visão geral sobre as mudanças profundas trazidas pela tecnologia e como devemos preparar para lidar com a nova realidade.
Nosso encontro ocorrerá de forma presencial e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes, no dia e horário previsto na programação abaixo:
Data: 03/11/2022
Horário: 14h30 às 17h30
Carga horária: 3h
Coordenadora: Adeline Bezerra Delgado Flaeschen e Ana Caroline da Silva

Palestrante: Ilana Trombka - Diretora Geral
Descrição: Abordagem da recém-criada política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal
Nosso encontro ocorrerá de forma presencial e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes, no dia e horário previsto na programação abaixo:
Data: 24/10/2022
Horário: 14h30 às 17h30
Carga horária: 3h
Coordenadora: Adeline Bezerra Delgado Flaeschen e Ana Caroline da Silva
Curso: Liderança
Objetivo do curso: Aplicação de ferramentas que gerem auto percepção em relação a sua forma de liderar e desenvolvimento comportamental do gestor participante. Abordar o papel do líder, a diferença entre Gestão e Liderança; os diferentes papéis esperados de um Técnico/Analista quando se torna Gestor/Líder; liderança situacional liderança para resultados.
Período de inscrição: 21/10 a 27/10
Carga horária: 12h presenciais e 4h de EaD
Realização do curso: presencial
Local: Sala NAINOVA no Senado Federal
Datas de realização do curso: 31/10, 04 e 07/11.
Horário do curso: 14h ás 18h.
Pré-requisito: Servidores do Senado Federal
Facilitador: Felipe Guimarães Côrtes
Coordenadores: Alexandre Sada de Faria e Letícia de Castro Bispo
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Facilitador
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Henrique de Campos Porath
-
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Objetivo
-
Objetivo Geral: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes do quadro de servidores efetivos do Senado Federal, com vistas ao aperfeiçoamento e à adequação dos perfis de atuação estratégica e técnica do corpo funcional, contemplando todo o quadro de servidores efetivos do Senado Federal.
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Objetivos Específicos:
- Discutir o ambiente para inovação no Senado Federal
- Localizar barreiras para o agir empreendedor no SF
- Apresentar as modalidades do Sistema de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do SF
- Levantar possibilidades de intervenção na organização pelo SIEC
- Experimentar dinâmicas criativas para qualificar a participação no SIEC e sua disseminação
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-
Carga horária
-
16h/a
-
-
Conteúdo programático:
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17/10 - Contextualização da cultura organizacional referente à inovação no Senado Federal, conceitos de inovação e empreendedorismo aplicados ao contexto do Senado e pontos elementares e modalidades para participação no SIEC (Sistema de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado.
-
21/10 - O ecossistema de inovação do Senado e do Serviço Público, alinhamento de iniciativas com a estratégia organizacional e levantamento de desafios e oportunidades.
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24/10 Atuação Glocal, estratégias de estímulo à participação e competências das lideranças na era digital.
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Período de realização
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17, 21 e 24/10/2022
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Coordenadoras
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Alessandra e Brenda Lee
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Para fins de emissão de certificado
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Frequência: 75%
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Participação nas atividades
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Nome da palestra
- PFG- Governança e Gestão
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Apresentação do curso
- Wennder Indalecio Oliveira Fidelis
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Objetivo Geral
- Apresentar o que temos trabalhado em termos de Governança e Gestão Estratégica nos últimos 10 anos no Senado Federal.
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Carga horária
- 3h
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Conteúdo programático
- Apresentação de boas práticas de Governança Corporativa e Gestão Estratégica já implantadas no Senado Federal
- Apoio no conteúdo que já está disponível no próprio site da Intranet do Senado, nas seções destinadas a Estratégia e Governança Corporativa
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Nome do facilitador
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Wennder Indalecio Oliveira Fidelis
-
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Coordenadora
- Adeline Bezerra Delgado Flaeschen
Facilitador
- Daniel Araújo Pinto Teixeira
Objetivo Geral
Empoderar e instrumentalizar o gestor para planejar e executar de forma organizada o planejamento operacional de seu setor.
Objetivos Específicos
Refletir sobre a prática profissional e a realidade do Senado Federal. Apropriar-se de conhecimentos e técnicas úteis de planejamento e organização. Aplicar alguns instrumentos de planejamento. Compartilhar conhecimentos práticos entre os participantes. Discutir conceitos e teorias de planejamento à luz das vivências dos gestores.
Carga horária
- 16h (12h Presenciais + 4h EaD
Conteúdo programático
- Dia 07/10/2022
- Conceitos de planejamento
- Comunicação Institucional
- Planejamento estratégico, tático e operacional
- Planejamento estratégico do Senado Federal
- Alinhamento
- Dia 10/10/2022
- Processo de planejamento
- Matriz de alinhamento
- Formulação de objetivos, metas e indicadores
- Ferramentas gerenciais (matrizes e plano setorial)
- Dia 14/10/2022
- PDCA
- Execução (distribuição de responsabilidades e priorização)
- Avaliação
Período de realização
- 07/10 a 14/10/2022
Coordenadora
- Adeline Bezerra Delgado Flaeschen
Avaliação
- Presença
- Participação nas atividades. Não haverá prova.
Avaliação do Curso
- Questionário respondido na Plataforma Saberes
Apresentação do curso
-
Daniel Araújo Pinto Teixeira
Objetivos
-
Objetivo Geral:
-
Empregar métodos ágeis no planejamento e execução das demandas do setor
-
-
Objetivos Específicos:
-
a) Aplicar os principais conceitos do Agile;
-
b) Rodar ciclo de experimentação e aprendizagem;
-
c) Executar projetos utilizando Scrum
-
Carga horária:
-
20h/a
Conteúdo Programático:
Dia |
Conteúdo Programático |
Metodologia de Ensino |
13/09 |
Manifesto Ágil e Lean - Conceitos e prática |
Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
15/09 |
OKRs - Conceitos e prática |
Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
20/09 |
Scrum - Teoria e definições para prática |
Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
22/09 |
Scrum - Sprint |
Atividades práticas - Vivência e experimentação |
27/09 |
Scrum - Sprint |
Atividades práticas - Vivência e experimentação |
29/09 |
Scrum - Sprint |
Atividades práticas - Vivência e experimentação |
04/10 |
Apresentação de resultados e consolidação de aprendizados |
Exposição por parte dos participantes. Pitch/showroom. Dinâmicas para processamento de aprendizados. |
Período de realização:
-
Datas:
-
13/09/2022
-
15/09/2022
-
20/09/2022
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22/09/2022
-
27/09/2022
-
29/09/2022
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04/10/2022
-
-
Horários:
-
14:00 às 17:00
-
Facilitador:
-
Daniel Araújo Pinto Teixeira
Coordenadora:
-
Paula Meschesi
Para fins de emissão de certificado:
-
a) Frequência: 75%
-
b) Participação nas atividades
Métodos ágeis com Ênfase em Scrum
Apresentação do curso
- Daniel Araújo Pinto Teixeira
Objetivos
- Objetivo Geral:
- Empregar métodos ágeis no planejamento e execução das demandas do setor
- Objetivos Específicos:
- a) Aplicar os principais conceitos do Agile;
- b) Rodar ciclo de experimentação e aprendizagem;
- c) Executar projetos utilizando Scrum
Carga horária:
- 20h/a
Conteúdo Programático:
Dia | Conteúdo Programático | Metodologia de Ensino |
15/08 | Manifesto Ágil e Lean - Conceitos e prática | Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
19/08 | OKRs - Conceitos e prática | Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
22/08 | Scrum - Teoria e definições para prática | Exposição dialogada com apoio de slides. Discussão em grupo. Dinâmicas variadas. Estudo e avaliação de cases. |
26/08 | Scrum - Sprint | Atividades práticas - Vivência e experimentação |
29/08 | Scrum - Sprint | Atividades práticas - Vivência e experimentação |
02/09 | Scrum - Sprint | Atividades práticas - Vivência e experimentação |
05/09 | Apresentação de resultados e consolidação de aprendizados | Exposição por parte dos participantes. Pitch/showroom. Dinâmicas para processamento de aprendizados. |
- Daniel Araújo Pinto Teixeira
- Brenda Lee Paiva Caram
Período de realização:
- Datas:
- 15, 19, 22, 26 e 29/08; 02 e 05/09.
- Horários:
- 09h00 às 12h00
Apresentação do curso: Osmar Carmo Arouck Ferreira
Objetivos:
Objetivo Geral:
Conhecer a análise de documentos a fim de indexar seus assuntos para a recuperação da informação.
Objetivos Específicos:
1. Conhecer processos, instrumentos e produtos de tratamento temático da informação.
2. Conhecer e utilizar linguagens de indexação.
3. Compreender e praticar a indexação documentária.
Carga horária: 15 horas.
Conteúdo programático:
DIA | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | METODOLOGIA DE ENSINO |
08/08 |
1. Tratamento temático da informação: conceitos, processos, instrumentos e produtos 2. Linguagens de indexação . |
Apresentação de slides e discussão do tema. Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema. |
12/08 |
3. Estágios e processo da indexação documentária 4. Consistência e relevância na indexação |
Apresentação de slides e discussão do tema. Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema. Atividade prática. |
15/08 |
5. Leitura técnica 6. Extração de conceitos 7. Atinência |
Apresentação de slides e discussão do tema. Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema. Atividade prática. |
19/08 | 8. Indexação: exercícios práticos e discussão | Atividade prática. |
22/08 |
9. Política de indexação 10. Controle de qualidade da indexação |
Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema. Atividade prática. |
Período de realização: 08,12,15,19,22 de Agosto de 2022.
Horário: 14:30 às 17:30h.
Facilitador: Osmar Carmo Arouck Ferreira
Coordenadora: Paula Meschesi
Objetivo Geral: Analisar e discutir criticamente as normas constitucionais e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos
Objetivos Específicos:
- Conhecer e analisar as fontes do processo legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
- Discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos do Legislativo brasileiro; questionar o papel do processo legislativo como estatuto jurídico da política e estatuto político do direito;
- Conhecer e analisar as fontes do processo legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
- Discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos do Legislativo brasileiro; questionar o papel do processo legislativo como estatuto jurídico da política e estatuto político do direito;
Carga horária: 12h/a
Conteúdo programático:
03/06 Princípio da separação de poderes: iniciativa e suas espécies, limites ao poder de emendar proposições de iniciativa privativa ;
06/06 Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de constitucionalidade e seus mecanismo;
10/06 Princípio da separação de poderes, parte 2: participação do Executivo na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto;
13/06 Princípio da separação entre discussão e votação. Princípio da simetria. Lei complementar e sua reserva temática;
Conteúdo Programático:
17/06 - Introdução: origem e razão de ser do Regimento Comum Exposição
20/06 - Objeto e convocação das sessões conjuntas (Título I); Líderes (Título II);Comissões Mistas (Título III)
24/06 - Sessões em geral (Capítulo I do Título IV); Sessões solenes (Capítulo II
do Título IV) e Vetos (Seção IV do Capítulo III do Título IV)
27/06 Conclusão e rodada de perguntas
Período de realização: 17, 20, 24 e 27 de junho de 2022.
Carga Horária: 12 H/a.
Conteúdo Programático:
-
-
09/06 - Manifesto Ágil e conceitos gerais
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14/06 - Manifesto Ágil e conceitos gerais
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16/06 - Problemas e práticas – experimentação
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21/06 - Scrum
-
23/06 - Scrum
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28/06 - Vivência/experimentação – Scrum
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30/06 - Vivência/experimentação – Scrum
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Período de realização: 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/06.
Carga Horária: 20 H/a.
Objetivo Geral:
Compreender de forma ampla e sistemática todo o rito de tramitação das medidas provisórias no âmbito do Congresso Nacional.
Objetivos Específicos:
Entender os antecedentes históricos das medidas provisórias e compreender como se deu o nascimento do instituto na Assembleia Constituinte; compreender os motivos das reformas constitucionais e regimentais do instituto; entender como se dá a tramitação nas três instâncias decisórias do Congresso Nacional; analisar o impacto das medidas provisórias na relação Executivo/Legislativo; analisar as consequências de possíveis mudanças no instituto.
Carga horária: 12H/a
Ementa: Papel da líder. Comunicação assertiva. Feedbacks, delegação e negociação. Orientação para situações reais.
Carga horária: 30 h/a
Objetivo geral:
a. Prepara as líderes do Senado para exercer liderança
B. Objetivos específicos:
a. Esclarecer o papel da líder
b. Desenvolver comunicação assertiva
c. Desenvolver competências sócio-emocionais
d. Criar rituais e rotinas para engajamento da equipe
e. Orientar a líder nas questões reais que vivencia
f. Criar uma rede de apoio e incentivo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
a. Definição de proposito
b. Papel da liderança
c. Comunicação assertiva
d. Feedback
e. Delegação
f. Negociação
g. Rituais e rotinas
h. Inteligência emocional
i. Engajamento – estratégia Disney
j. Networking
Objetivo:
Objetivo Geral:
Adquirir repertório instrumental de conteúdos apresentados no Manual de Padronização da Sererp para aplicação na transcrição do discurso falado para o escrito
Objetivos Específicos:
- Adquirir conhecimento das orientações contidas no Manual de Padronização da Sererp de modo a compreender a importância da retextualização e beneficiamento do texto com foco na manutenção do estilo e da fala do orador, identificando as correções indispensáveis de acordo com a norma gramatical e os erros mais comuns na transcrição do discurso oral para o escrito.
- Incorporar em seu repertório de instrumentos de trabalho a padronização do setor quanto a: uso de maiúsculas e minúsculas; grafia de numerais, grandezas, pesos e medidas; símbolos e abreviaturas; registro e elastecimento de siglas; pronomes de tratamento; modalidades de uso da palavra em Plenário e Comissões; procedimentos relativos aos ritos de Plenário (presencial e remotamente) e aos ritos de Comissão (presencial e remotamente); utilização dos diversos caminhos de pesquisa para Auxílio no trabalho de transcrição e de revisão das notas
Carga horária: 24 h/a
Conteúdo programático:
24/01/22 - Apresentação do Manual: itens constantes do manual, como acessá-lo e como pesquisar termos (ferramenta localizar, apresentação, sumário, índice remissivo). Tópicos de Orientações Gerais:
Fidelidade e adequação gramatical
Procedimentos de Plenário
- Procedimentos de Comissões
- Apresentação e esclarecimento de dúvidas
25/01/22- Orientações para registro de uso da palavra em Plenário e em Comissões: modalidades, orientações gerais, casos específicos. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.
26/01/22 – Emprego das iniciais maiúsculas e minúsculas. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.
27/01/22 - Grafia de numerais. Grandezas, pesos e medidas.
Período de realização: 24/01, 25/01, 26/01 E 27/01
Horário: 14h30 ás 17h30.
Nome do facilitador: MARISA REIS GOMES ANDRADE
Coordenador: JULIANA CAROLINA MARTINS
Objetivo:
Objetivo Geral:
Adquirir repertório instrumental de conteúdos apresentados no Manual de Padronização da Sererp para aplicação na transcrição do discurso falado para o escrito
Objetivos Específicos:
- Adquirir conhecimento das orientações contidas no Manual de Padronização da Sererp de modo a compreender a importância da retextualização e beneficiamento do texto com foco na manutenção do estilo e da fala do orador, identificando as correções indispensáveis de acordo com a norma gramatical e os erros mais comuns na transcrição do discurso oral para o escrito.
- Incorporar em seu repertório de instrumentos de trabalho a padronização do setor quanto a: uso de maiúsculas e minúsculas; grafia de numerais, grandezas, pesos e medidas; símbolos e abreviaturas; registro e elastecimento de siglas; pronomes de tratamento; modalidades de uso da palavra em Plenário e Comissões; procedimentos relativos aos ritos de Plenário (presencial e remotamente) e aos ritos de Comissão (presencial e remotamente); utilização dos diversos caminhos de pesquisa para Auxílio no trabalho de transcrição e de revisão das notas
Carga horária: 24 h/a
Conteúdo programático:
24/01/22 - Apresentação do Manual: itens constantes do manual, como acessá-lo e como pesquisar termos (ferramenta localizar, apresentação, sumário, índice remissivo). Tópicos de Orientações Gerais:
Fidelidade e adequação gramatical
Procedimentos de Plenário
- Procedimentos de Comissões
- Apresentação e esclarecimento de dúvidas
25/01/22- Orientações para registro de uso da palavra em Plenário e em Comissões: modalidades, orientações gerais, casos específicos. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.
26/01/22 – Emprego das iniciais maiúsculas e minúsculas. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.
27/01/22 - Grafia de numerais. Grandezas, pesos e medidas.
Período de realização: 24/01, 25/01, 26/01 E 27/01
Horário: 9h30 ás 12h30.
Nome do facilitador: MARISA REIS GOMES ANDRADE
Coordenador: JULIANA CAROLINA MARTINS
Conteúdo Programático:
- 07/02/2022 - Conceito de feedback. Feedback como ferramenta de gestão e aprimoramento de resultados. Estabelecimento conjunto de objetivos. Conceito de feedforward. Criação e utilização de rotinas de acompanhamento
- 08/02/2022 - Como conceder feedback: método, forma, momento, lugar, fundamentação e modo de comunicação. Contraexemplos. Como abordar temas desafiadores corretivo. Feedback positivo como ferramenta de reconhecimento</li>
- 09/02/2022 - Como receber feedback: atitude, escuta ativa, reciprocidade, planejamento, comportamento
Período de realização: 07, 08, 09 de fevereiro de 2022.
Carga Horária: 9H/a.
Conteúdo Programático:
- 07/02/2022 - Conceito de feedback. Feedback como ferramenta de gestão e aprimoramento de resultados. Estabelecimento conjunto de objetivos. Conceito de feedforward. Criação e utilização de rotinas de acompanhamento
- 08/02/2022 - Como conceder feedback: método, forma, momento, lugar, fundamentação e modo de comunicação. Contraexemplos. Como abordar temas desafiadores corretivo. Feedback positivo como ferramenta de reconhecimento</li>
- 09/02/2022 - Como receber feedback: atitude, escuta ativa, reciprocidade, planejamento, comportamento
Período de realização: 07, 08, 09 de fevereiro de 2022.
Carga Horária: 9H/a.