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Cursos Semipresenciais e/ou Remotos 2022

  1. Página inicial
  2. Cursos
  3. Formação Interna Continuada (exclusivo para servidores do Senado Federal)
  4. Cursos Semipresenciais e/ou Remotos
  5. Cursos Semipresenciais e/ou Remotos 2022
Programa de Formação Gerencial 2022
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Programa de Formação Gerencial 2022
Palestra: "Equidade, Gênero e Raça: Responsabilidade Social no Senado Federal"
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Palestra: "Equidade, Gênero e Raça: Responsabilidade Social no Senado Federal"

Palestra: "Equidade, Gênero e Raça: Responsabilidade Social no SF"

Data: 01/12/2022

Horário: 14:30 às 17:30h

Local: Presencial no Auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes

Facilitador: Humberto Formiga e Stella Vaz

Descrição:  Apresentar as ações da Casa dentro desse tema e como isso se reflete na gestão.

Coordenadores: Paula Meschesi e Letícia Castro

 

PFG - "Ferramentas e Competências para Liderança"
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PFG - "Ferramentas e Competências para Liderança"

PFG - "Ferramentas e Competências para Liderança"

Local

    • Sala do Nainova  no Senado Federal

Data: 

    • 11, 18, 21 e 25 de novembro de 2022

Horário

    • 14 às 18hs

Facilitador

    • Marcus Vinicius de Miranda Castro

Ementa

    • Desenvolver, por meio de conteúdo teórico, atividades práticas e online, novas habilidades e competências de liderança aos gestores do Senado, abordando as principais competências de comunicação, negociação, comunicação eficaz, dar e receber feedbacks, delegação; e o tema inteligência emocional.

Carga horária

    • 16h presenciais e 4h de EAD.

Coordenação

    • Paula Meschesi e Ana Caroline.
Palestra: "Competências essenciais de liderança no Setor Público"
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Palestra: "Competências essenciais de liderança no Setor Público"
  1. Palestra: "Competências essenciais de liderança no Setor Público" 
  2. Apresentação da palestra: Mariana Carvalho e Diogo Fonseca (ENAP)
  3. Objetivo: o objetivo da palestra se trata de oferecer uma visão geral apresentada pelo ENAP sobre as competências essenciais de liderança para o Setor Público.        
  4. Carga horária: 3h
  5. Conteúdo programático: Os palestrantes do ENAP apresentam uma visão geral sobre as competências essenciais de liderança para o Setor Público.      
  6. Período de realização: 17/11 (5ªfeira) 14h30 às 17h30
  7. Facilitadores: Mariana Carvalho e Diogo Fonseca
  8. Coordenadores: Alexandre Sada De Faria E Brenda Lee
  9. Para fins de emissão de certificado:
    • Frequência.
    • Questionário respondido na Plataforma Saberes
  10. Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes
PFG - Palestra "Transformação Digital"
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PFG - Palestra "Transformação Digital"

Palestrante: Alexandre Coelho Batista Júnior

Descrição: Proporcionar a visão geral sobre as mudanças profundas trazidas pela tecnologia e como devemos preparar para lidar  com a nova realidade.

Nosso encontro ocorrerá de forma presencial e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes, no dia e horário previsto na programação abaixo:

Data: 03/11/2022

Horário: 14h30 às 17h30

Carga horária: 3h

Coordenadora: Adeline Bezerra Delgado Flaeschen e Ana Caroline da Silva

PFG - Palestra "Empreendedorismo na Gestão Pública"
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PFG - Palestra "Empreendedorismo na Gestão Pública"

Palestrante: Ilana Trombka - Diretora Geral

Descrição: Abordagem da recém-criada política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal

Nosso encontro ocorrerá de forma presencial e transmissão ao vivo pelo Youtube com link no Saberes, no dia e horário previsto na programação abaixo:

Data: 24/10/2022

Horário: 14h30 às 17h30

Carga horária: 3h

Coordenadora: Adeline Bezerra Delgado Flaeschen e Ana Caroline da Silva

Curso PFG - Liderança
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Curso PFG - Liderança

Curso: Liderança

Objetivo do curso: Aplicação de ferramentas que gerem auto percepção em relação a sua forma de liderar e desenvolvimento comportamental do gestor participante. Abordar o papel do líder, a diferença entre Gestão e Liderança; os diferentes papéis esperados de um Técnico/Analista quando se torna Gestor/Líder; liderança situacional  liderança para resultados.

Período de inscrição: 21/10 a 27/10

Carga horária: 12h presenciais e 4h de EaD

Realização do curso: presencial

Local: Sala NAINOVA no Senado Federal

Datas de realização do curso: 31/10, 04 e 07/11.

Horário do curso: 14h ás 18h.

Pré-requisito: Servidores do Senado Federal

Facilitador: Felipe Guimarães Côrtes 

Coordenadores: Alexandre Sada de Faria  e Letícia de Castro Bispo​

DISCIPLINA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
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DISCIPLINA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
  1. Facilitador
    • Henrique de Campos Porath

  2. Objetivo
    • Objetivo Geral: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes do quadro de servidores efetivos do Senado Federal, com vistas ao aperfeiçoamento e à adequação dos perfis de atuação estratégica e técnica do corpo funcional, contemplando todo o quadro de servidores efetivos do Senado Federal.

    • Objetivos Específicos:

      1. Discutir o ambiente para inovação no Senado Federal
      2. Localizar barreiras para o agir empreendedor no SF
      3. Apresentar as modalidades do Sistema de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do SF
      4. Levantar possibilidades de intervenção na organização pelo SIEC
      5. Experimentar dinâmicas criativas para qualificar a participação no SIEC e sua disseminação
  3. Carga horária
    • 16h/a

  4. Conteúdo programático:
    • 17/10 - Contextualização da cultura organizacional referente à inovação no Senado Federal, conceitos de inovação e empreendedorismo aplicados ao contexto do Senado e pontos elementares e modalidades para participação no SIEC (Sistema de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado.

    • 21/10 - O ecossistema de inovação do Senado e do Serviço Público, alinhamento de iniciativas com a estratégia organizacional e levantamento de desafios e oportunidades.

    • 24/10 Atuação Glocal, estratégias de estímulo à participação e competências das lideranças na era digital.

  5. Período de realização
    • 17, 21 e 24/10/2022

  6. Coordenadoras
    • Alessandra e Brenda Lee

  7. Para fins de emissão de certificado
    • Frequência: 75%

    • Participação nas atividades

Palestra PFG - Governança e Gestão
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Palestra PFG - Governança e Gestão
  1. Nome da palestra
    • PFG- Governança e Gestão
  2. Apresentação do curso
    • Wennder Indalecio Oliveira Fidelis
  3. Objetivo Geral
    • Apresentar  o que temos trabalhado em termos de Governança e Gestão Estratégica nos últimos 10 anos no Senado Federal.
  4. Carga horária
    • 3h
  5. Conteúdo programático
    • Apresentação de boas práticas de Governança Corporativa e Gestão Estratégica já implantadas no Senado Federal
    • Apoio no conteúdo que já está disponível no próprio site da Intranet do Senado, nas seções destinadas a Estratégia e Governança Corporativa
  6. Nome do facilitador
    • Wennder Indalecio Oliveira Fidelis

  7. Coordenadora
    • Adeline Bezerra Delgado Flaeschen
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO - TURMA 1
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PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO - TURMA 1

Facilitador

  • Daniel Araújo Pinto Teixeira 

Objetivo Geral

Empoderar e instrumentalizar o gestor para planejar e executar de forma organizada o planejamento operacional de seu setor.

Objetivos Específicos

Refletir sobre a prática profissional e a realidade do Senado Federal. Apropriar-se de conhecimentos e técnicas úteis de planejamento e organização. Aplicar alguns instrumentos de planejamento. Compartilhar conhecimentos práticos entre os participantes. Discutir conceitos e teorias de planejamento à luz das vivências dos gestores.

Carga horária

  • 16h (12h Presenciais + 4h EaD


Conteúdo programático

  • Dia 07/10/2022
    • Conceitos de planejamento
    • Comunicação Institucional
    • Planejamento estratégico, tático e operacional
    • Planejamento estratégico do Senado Federal
    • Alinhamento
  • Dia 10/10/2022
    • Processo de planejamento
    • Matriz de alinhamento
    • Formulação de objetivos, metas e indicadores
    • Ferramentas gerenciais (matrizes e plano setorial)
  • Dia 14/10/2022
    • PDCA
    • Execução (distribuição de responsabilidades e priorização)
    • Avaliação


Período de realização

  • 07/10 a 14/10/2022

Coordenadora

  • Adeline Bezerra Delgado Flaeschen

Avaliação

  • Presença
  • Participação nas atividades. Não haverá prova.


Avaliação do Curso

  • Questionário respondido na Plataforma Saberes
Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 3
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Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 3

Apresentação do curso

  • Daniel Araújo Pinto Teixeira

Objetivos
  • Objetivo Geral:
    • Empregar métodos ágeis no planejamento e execução das demandas do setor

  • Objetivos Específicos:
    • a)      Aplicar os principais conceitos do Agile;

    • b)     Rodar ciclo de experimentação e aprendizagem;

    • c)      Executar projetos utilizando Scrum

Carga horária:

  • 20h/a

Conteúdo Programático:

Dia

Conteúdo Programático

Metodologia de Ensino

13/09

Manifesto Ágil e Lean - Conceitos e prática

Exposição dialogada com apoio de slides.

Discussão em grupo.

Dinâmicas variadas.

Estudo e avaliação de cases.

15/09

OKRs - Conceitos e prática

Exposição dialogada com apoio de slides.

Discussão em grupo.

Dinâmicas variadas.

Estudo e avaliação de cases.

20/09

Scrum - Teoria e definições para prática

Exposição dialogada com apoio de slides.

Discussão em grupo.

Dinâmicas variadas.

Estudo e avaliação de cases.

22/09

Scrum - Sprint

Atividades práticas - Vivência e experimentação

27/09

Scrum - Sprint

Atividades práticas - Vivência e experimentação

29/09

Scrum - Sprint

Atividades práticas - Vivência e experimentação

04/10

Apresentação de resultados e consolidação de aprendizados

Exposição por parte dos participantes.

Pitch/showroom.

Dinâmicas para processamento de aprendizados.

Período de realização:
  • Datas:
    • 13/09/2022

    • 15/09/2022

    • 20/09/2022

    • 22/09/2022

    • 27/09/2022

    • 29/09/2022

    • 04/10/2022

  • Horários:
    • 14:00 às 17:00

Facilitador:

  • Daniel Araújo Pinto Teixeira     

Coordenadora:

  • Paula Meschesi

Para fins de emissão de certificado:
  • a) Frequência: 75%

  • b) Participação nas atividades

 
Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 2
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Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 2

Métodos ágeis com Ênfase em Scrum

Apresentação do curso

  • Daniel Araújo Pinto Teixeira

Objetivos

  • Objetivo Geral:
    • Empregar métodos ágeis no planejamento e execução das demandas do setor
  • Objetivos Específicos:
    • a)      Aplicar os principais conceitos do Agile;
    • b)     Rodar ciclo de experimentação e aprendizagem;
    • c)      Executar projetos utilizando Scrum

Carga horária:

  • 20h/a

Conteúdo Programático:

Dia Conteúdo Programático Metodologia de Ensino
15/08 Manifesto Ágil e Lean - Conceitos e prática Exposição dialogada com apoio de slides.
Discussão em grupo.
Dinâmicas variadas.
Estudo e avaliação de cases.
19/08 OKRs - Conceitos e prática Exposição dialogada com apoio de slides.
Discussão em grupo.
Dinâmicas variadas.
Estudo e avaliação de cases.
22/08 Scrum - Teoria e definições para prática Exposição dialogada com apoio de slides.
Discussão em grupo.
Dinâmicas variadas.
Estudo e avaliação de cases.
26/08 Scrum - Sprint Atividades práticas - Vivência e experimentação
29/08 Scrum - Sprint Atividades práticas - Vivência e experimentação
02/09 Scrum - Sprint Atividades práticas - Vivência e experimentação
05/09 Apresentação de resultados e consolidação de aprendizados Exposição por parte dos participantes.
Pitch/showroom.
Dinâmicas para processamento de aprendizados.

Facilitador:
  • Daniel Araújo Pinto Teixeira     
Coordenadora:
  • Brenda Lee Paiva Caram

Período de realização:

  • Datas:
    • 15, 19, 22, 26 e 29/08; 02 e 05/09.
  • Horários:
    • 09h00 às 12h00​
INDEXAÇÃO DOCUMENTÁRIA
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INDEXAÇÃO DOCUMENTÁRIA

Apresentação do curso: Osmar Carmo Arouck Ferreira

Objetivos:

Objetivo Geral:

Conhecer a análise de documentos a fim de indexar seus assuntos para a recuperação da informação.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer processos, instrumentos e produtos de tratamento temático da informação.

2. Conhecer e utilizar linguagens de indexação.

3. Compreender e praticar a indexação documentária.

Carga horária: 15 horas.

Conteúdo programático:

DIA    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO METODOLOGIA DE ENSINO
08/08   

1. Tratamento temático da informação: conceitos, processos, instrumentos e produtos

2. Linguagens de indexação . 

Apresentação de slides e discussão do tema.

Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema.

12/08   

3. Estágios e processo da indexação documentária

4. Consistência e relevância na indexação 

Apresentação de slides e discussão do tema.

Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema.

Atividade prática.

15/08   

5. Leitura técnica

6. Extração de conceitos

7. Atinência 

Apresentação de slides e discussão do tema. 

Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema.

Atividade prática.

19/08    8. Indexação: exercícios práticos e discussão  Atividade prática.
22/08   

9. Política de indexação

10. Controle de qualidade da indexação 


Apresentação de slides e discussão do tema.  

Indicação e breve comentário de leituras pertinentes ao tema.

Atividade prática.

Período de realização: 08,12,15,19,22 de Agosto de 2022.

Horário: 14:30 às 17:30h.

Facilitador: Osmar Carmo Arouck Ferreira

Coordenadora: Paula Meschesi

Processo Legislativo Constitucional
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Processo Legislativo Constitucional

Objetivo Geral:  Analisar e discutir criticamente as normas constitucionais e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos

 Objetivos Específicos:

  • Conhecer e analisar as fontes do processo legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
  • Discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos do Legislativo brasileiro; questionar o papel do processo legislativo como estatuto jurídico da política e estatuto político do direito;
  • Conhecer e analisar as fontes do processo legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
  • Discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos do Legislativo brasileiro; questionar o papel do processo legislativo como estatuto jurídico da política e estatuto político do direito;

Carga horária: 12h/a  

 

Conteúdo programático: 

03/06 Princípio da separação de poderes: iniciativa e suas espécies, limites ao poder de emendar proposições de iniciativa privativa ;

 

06/06 Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de constitucionalidade e seus mecanismo;

 

10/06 Princípio da separação de poderes, parte 2: participação do Executivo na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto;  

 

13/06 Princípio da separação entre discussão e votação. Princípio da simetria. Lei complementar e sua reserva temática;

 

REGIMENTO COMUM DO CONGRESSO NACIONAL
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REGIMENTO COMUM DO CONGRESSO NACIONAL

Conteúdo Programático:

17/06 - Introdução: origem e razão de ser do Regimento Comum Exposição

20/06 - Objeto e convocação das sessões conjuntas (Título I); Líderes (Título II);Comissões Mistas (Título III)

24/06 - Sessões em geral (Capítulo I do Título IV); Sessões solenes (Capítulo II

do Título IV) e Vetos (Seção IV do Capítulo III do Título IV)

27/06 Conclusão e rodada de perguntas

Nome do facilitador: MARCOS AURÉLIO PEREIRA
Coordenador: ALEXANDRE SADA DE FARIA

Período de realização:  17, 20, 24 e 27 de junho de 2022.

Carga Horária: 12 H/a.

Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 1
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Métodos Ágeis com Ênfase em Scrum - Turma 1

Conteúdo Programático:

    • 09/06 - Manifesto Ágil e conceitos gerais
    • 14/06 - Manifesto Ágil e conceitos gerais
    • 16/06 - Problemas e práticas – experimentação
    • 21/06 - Scrum
    • 23/06 - Scrum
    • 28/06 - Vivência/experimentação – Scrum
    • 30/06 - Vivência/experimentação – Scrum
Nome do facilitador: Daniel Araújo Pinto Teixeira
Coordenadora: Ana Karoline Sousa Queiroz

Período de realização:  09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/06.
Carga Horária: 20 H/a.

Medidas Provisórias
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Medidas Provisórias
Nome do Curso: Medidas Provisórias
Facilitador: RODRIGO RIBEIRO BEDRITICHUK 
 

Objetivo Geral:  

Compreender de forma ampla e sistemática todo o rito de tramitação das medidas provisórias no âmbito do Congresso Nacional.   

Objetivos Específicos:  

Entender os antecedentes históricos das medidas provisórias e compreender como se deu o nascimento do instituto na Assembleia Constituinte; compreender os motivos das reformas constitucionais e regimentais do instituto; entender como se dá a tramitação nas três instâncias decisórias do Congresso Nacional; analisar o impacto das medidas provisórias na relação Executivo/Legislativo; analisar as consequências de possíveis mudanças no instituto. 


Carga horária: 12H/a 

Mentoria de Liderança – Liderança Corajosa e Gentil
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Mentoria de Liderança – Liderança Corajosa e Gentil

Ementa: Papel da líder. Comunicação assertiva. Feedbacks, delegação e negociação. Orientação para situações reais. 

Carga horária: 30 h/a

Objetivo geral:

a. Prepara as líderes do Senado para exercer liderança

B. Objetivos específicos:

a. Esclarecer o papel da líder

b. Desenvolver comunicação assertiva

c. Desenvolver competências sócio-emocionais

d. Criar rituais e rotinas para engajamento da equipe

e. Orientar a líder nas questões reais que vivencia

f. Criar uma rede de apoio e incentivo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

a. Definição de proposito

b. Papel da liderança

c. Comunicação assertiva

d. Feedback

e. Delegação

f. Negociação

g. Rituais e rotinas

h. Inteligência emocional

i. Engajamento – estratégia Disney

j. Networking

TÓPICOS DO MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE REDAÇÃO LEGISLATIVA - TURMA 02
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TÓPICOS DO MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE REDAÇÃO LEGISLATIVA - TURMA 02

Objetivo:

Objetivo Geral:

Adquirir repertório instrumental de conteúdos apresentados no Manual de Padronização da Sererp para aplicação na transcrição do discurso falado para o escrito

 Objetivos Específicos:

  •  Adquirir conhecimento das orientações contidas no Manual de Padronização da Sererp de modo a compreender a importância da retextualização e beneficiamento do texto com foco na manutenção do estilo e da fala do orador, identificando as correções indispensáveis de acordo com a norma gramatical e os erros mais comuns na transcrição do discurso oral para o escrito.
  • Incorporar em seu repertório de instrumentos de trabalho a padronização do setor quanto a: uso de maiúsculas e minúsculas; grafia de numerais, grandezas,  pesos  e  medidas;  símbolos  e  abreviaturas;    registro  e  elastecimento  de siglas; pronomes   de   tratamento;   modalidades   de   uso   da   palavra   em   Plenário   e   Comissões; procedimentos  relativos  aos  ritos  de  Plenário  (presencial  e  remotamente)  e  aos  ritos  de Comissão (presencial e remotamente); utilização dos diversos caminhos de pesquisa para Auxílio no trabalho de transcrição e de revisão das notas

Carga horária: 24 h/a

Conteúdo programático: 

24/01/22 - Apresentação   do   Manual:   itens   constantes   do   manual, como acessá-lo    e    como pesquisar    termos (ferramenta    localizar, apresentação, sumário, índice remissivo). Tópicos de Orientações Gerais:

  • Fidelidade e adequação gramatical

  • Procedimentos de Plenário

  • Procedimentos de Comissões
  • Apresentação e esclarecimento de dúvidas

25/01/22- Orientações para registro de uso da palavra em Plenário e em Comissões: modalidades, orientações gerais, casos específicos. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.

26/01/22 – Emprego das iniciais maiúsculas e minúsculas. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.

27/01/22 - Grafia de numerais. Grandezas, pesos e medidas.

Período de realização: 24/01, 25/01, 26/01 E 27/01

Horário: 14h30 ás 17h30.

Nome do facilitador: MARISA REIS GOMES ANDRADE

Coordenador: JULIANA CAROLINA MARTINS


TÓPICOS DO MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE REDAÇÃO LEGISLATIVA - Turma 01
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TÓPICOS DO MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE REDAÇÃO LEGISLATIVA - Turma 01

Objetivo:

Objetivo Geral:

Adquirir repertório instrumental de conteúdos apresentados no Manual de Padronização da Sererp para aplicação na transcrição do discurso falado para o escrito

 Objetivos Específicos:

  •  Adquirir conhecimento das orientações contidas no Manual de Padronização da Sererp de modo a compreender a importância da retextualização e beneficiamento do texto com foco na manutenção do estilo e da fala do orador, identificando as correções indispensáveis de acordo com a norma gramatical e os erros mais comuns na transcrição do discurso oral para o escrito.
  • Incorporar em seu repertório de instrumentos de trabalho a padronização do setor quanto a: uso de maiúsculas e minúsculas; grafia de numerais, grandezas,  pesos  e  medidas;  símbolos  e  abreviaturas;    registro  e  elastecimento  de siglas; pronomes   de   tratamento;   modalidades   de   uso   da   palavra   em   Plenário   e   Comissões; procedimentos  relativos  aos  ritos  de  Plenário  (presencial  e  remotamente)  e  aos  ritos  de Comissão (presencial e remotamente); utilização dos diversos caminhos de pesquisa para Auxílio no trabalho de transcrição e de revisão das notas

Carga horária: 24 h/a

Conteúdo programático: 

24/01/22 - Apresentação   do   Manual:   itens   constantes   do   manual, como acessá-lo    e    como pesquisar    termos (ferramenta    localizar, apresentação, sumário, índice remissivo). Tópicos de Orientações Gerais:

  • Fidelidade e adequação gramatical

  • Procedimentos de Plenário

  • Procedimentos de Comissões
  • Apresentação e esclarecimento de dúvidas

25/01/22- Orientações para registro de uso da palavra em Plenário e em Comissões: modalidades, orientações gerais, casos específicos. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.

26/01/22 – Emprego das iniciais maiúsculas e minúsculas. Apresentação e esclarecimento de dúvidas.

27/01/22 - Grafia de numerais. Grandezas, pesos e medidas.

Período de realização: 24/01, 25/01, 26/01 E 27/01

Horário: 9h30 ás 12h30.

Nome do facilitador: MARISA REIS GOMES ANDRADE

Coordenador: JULIANA CAROLINA MARTINS


OFICINA DE FEEDBACK - VESPERTINO
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OFICINA DE FEEDBACK - VESPERTINO

Conteúdo Programático:

  • 07/02/2022 - Conceito de feedback. Feedback como ferramenta de gestão e aprimoramento de resultados. Estabelecimento conjunto de objetivos. Conceito de feedforward. Criação e utilização de rotinas de acompanhamento
  • 08/02/2022 - Como conceder feedback: método, forma, momento, lugar, fundamentação e modo de comunicação. Contraexemplos. Como abordar temas desafiadores corretivo. Feedback positivo como ferramenta de reconhecimento</li>
  • 09/02/2022 - Como receber feedback: atitude, escuta ativa, reciprocidade, planejamento, comportamento
Nome do facilitador: Marcus Vinicius de Miranda Castro
 
Coordenadora: Juliana Carolina Santos Martins

Período de realização:  07, 08, 09 de fevereiro de 2022.

Carga Horária: 9H/a.

OFICINA DE FEEDBACK - MATUTINO
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OFICINA DE FEEDBACK - MATUTINO

Conteúdo Programático:

  • 07/02/2022 - Conceito de feedback. Feedback como ferramenta de gestão e aprimoramento de resultados. Estabelecimento conjunto de objetivos. Conceito de feedforward. Criação e utilização de rotinas de acompanhamento
  • 08/02/2022 - Como conceder feedback: método, forma, momento, lugar, fundamentação e modo de comunicação. Contraexemplos. Como abordar temas desafiadores corretivo. Feedback positivo como ferramenta de reconhecimento</li>
  • 09/02/2022 - Como receber feedback: atitude, escuta ativa, reciprocidade, planejamento, comportamento
Nome do facilitador: Marcus Vinicius de Miranda Castro
 
Coordenadora: Juliana Carolina Santos Martins

Período de realização:  07, 08, 09 de fevereiro de 2022.

Carga Horária: 9H/a.

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