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Seja bem-vindo(a) a Criatividade e Design Thinking
É uma honra tê-lo(a) conosco.
Ementa: Conceituação, estratégias, ferramentas e técnicas para a aplicação do método Design Thinking em organizações, por meio da apresentação oral, palestras TED, slides e elaboração de projetos práticos com apresentação e feedback. Detalhamento do Duplo Diamante. Princípios das organizações vivas.
Objetivos:
Objetivo Geral: Empregar o método Design Thinking na solução de desafios organizacionais no Senado Federal.
Objetivos Específicos: Discutir os conceitos que se relacionam com a aplicação do Design Thinking nos processos criativos; Aplicar, por meio da prática, os conceitos do D.T. para a solução de desafios relativos às Organizações Públicas, com exemplos aplicados ao Senado Federal; Explorar os conceitos de estratégia e método associados ao processo do D. T; Sintetizar o Conceituado Método Duplo Diamante de aplicação do D. T para a solução de desafios e problemas.
Período de realização: 2, 5, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/06 e 3 e 7/07
Nome do facilitador: Mário Hermes Stanziona Viggiano
Coordenador: Alice Alves (08583505136) e Viviane Borel (04393268180)
Carga horária: 20h/a
O Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho (SesoQVT) e o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça promoverão a roda de conversa: "Fato ou fake: chip da beleza, reposição hormonal e saúde feminina”, como atividade prevista no objetivo 5.5 do Plano de Equidade de Gênero e Raça no Senado Federal (2021-2023). A roda contará com a participação de dois convidados, que atuam no SesoQVT: a Dra. Karen Werberich Goulart (endocrinologista) e o Dr. Martinho Cândido De A. D. Santos (ginecologista). Os convidados apresentarão mitos e verdades sobre os impactos da reposição hormonal para a saúde das mulheres, considerando aspectos etários, biológicos, sociais e culturais. O evento terá caráter híbrido. Ocorrerá de maneira presencial no Auditório ACM e será transmitido por meio do Canal Senado Educação, no Youtube. As participantes presenciais ou remotas poderão propor questões para debate e tirar dúvidas após a apresentação dos convidados.
Ementa: Conceitos básicos da língua brasileira de sinais. Estrutura linguística em contextos comunicativos (frases, diálogos). Aspectos peculiares da cultura surda. Legislação específica.
Objetivos:
Objetivo Geral: Ao final do curso, o aluno será capaz de comunicar-se de forma básica com pessoas surdas por meio da Libras.
Objetivos Específicos: Ao final do curso, o aluno será capaz de: · Construir frases e estabelecer diálogos básicos na Libras; · Identificar os mitos estabelecidos na sociedade sobre as línguas de sinais e a comunidade surda; · Apontar os principais aspectos da cultura surda.
Carga horária: 30h
Conteúdo programático:
Dia 1: Conceitos básicos sobre Libras; nomenclatura utilizada na área da surdez; legislação relacionada à Libras e à surdez; alfabeto manual, números (cardinais) e datilologia.
Dia 2: Datilologia; apresentação pessoal e saudações; números (quantidades e ordinais); expressões faciais e corporais; advérbios de tempo; diálogos.
Dia 3: Verbos básicos; tipos de frases; Sentimentos; diálogos.
Dia 4: Família; dias da semana; meses e estações do ano; diálogos
Dia 5: Marcação de tempo; meios de transporte; diálogos
Dia 6: Revisão de conteúdo. Lugares; pronomes demonstrativos e interrogativos; diálogos.
Dia 7: Vestuário; cores; meios de comunicação; diálogos
Dia 8: Profissões; verbos direcionais; diálogos
Dia 9: Revisão de conteúdo; diálogos.
Dia 10: Revisão geral e atividade avaliativa.
Período de realização: 1, 5, 12, 15, 19, 22, 26 e 29/06 e 3 e 6/07
Nome do facilitador: Francis Lobo

- OFICINA SOBRE MASCULINIDADES
- Carga horária: 12h
- Data: 04/05/2023
- Para fins de emissão de certificado:
- Frequência.
- Questionário respondido na Plataforma Saberes
Objetivo:
Os estagiários e jovens aprendizes serão capazes de reconhecer estereótipos de gênero e padrões de comportamento prejudiciais à saúde mental e emocional dos homens, terão mais repertório sobre equidade de gênero e processos de socialização e subjetivação de homens e mulheres, dando ênfase aos comportamentos masculinos que repercutem negativamente sobre os contextos individuais e sociais. As oficinas possuem caráter vivencial, com vistas a debater e aprofundar reflexões e trocar experiências entre os participantes.

- Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública"
- Apresentação da palestra: Diretora-Geral Ilana Tromka
- Carga horária: 3h
- Público alvo: Servidores do Senado Federal
- Data: 16/05/2023
- Coordenadora: Viviane Borel
- Para fins de emissão de certificado:
- Frequência.
- Questionário respondido na Plataforma Saberes
Objetivo: Abordar a política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal.
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Seja bem-vindo(a) a Português e Redação Oficial
É uma honra tê-lo(a) conosco.
Ementa: Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a redação oficial, os tipos de comunicações oficiais e o emprego dos elementos de ortografia e gramática, conforme o novo Acordo Ortográfico e a norma culta do português contemporâneo.
Objetivos:- Objetivo Geral: Atualizar os conhecimentos em redação de documentos produzidos pela administração pública e aprimorar o conhecimento linguístico no que tange ao uso da norma culta em textos escritos.- Objetivos Específicos:1. Refletir e praticar a escrita dos gêneros mais usados na administração pública, particularmente ofícios.2. Desenvolver o hábito de pesquisa, resumo e paráfrase como formas de enriquecimento do discurso.3. Utilizar as ferramentas da lógica para aperfeiçoar a redação oficial.4. Enfatizar as mudanças trazidas pelo novo Manual de Redação da Presidência da República (2018), comparando-o com as versões anteriores.5. Atualizar conhecimentos a respeito do uso da norma culta da língua portuguesa, com ênfase nas mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
6. Aplicar o conhecimento gramatical à realidade do universo jurídico-legislativo em suas peculiaridades.
7. Aprimorar a escrita, a fim de facilitar a produção de textos claros, objetivos, precisos e gramaticalmente corretos
8. Desenvolver a produção de textos e solucionar questões problemáticas recorrentes na escrita de documentos oficiais.Período de realização: 2, 5, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/06 e 3 e 7/07
Nome do facilitador: Marco Aurélio De Souza Couto.Coordenador: Alice Alves da Gama
Carga horária: 15h/a
e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos.
legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas
jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos
do Legislativo brasileiro, questionar o papel do processo legislativo como
estatuto jurídico da política e estatuto político do direito.
de emendar proposições de iniciativa privada.
Dia 02 – Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de
constitucionalidade e seus mecanismos.
Dia 03 – Princípio da separação dos poderes, parte 2; participação do Executivo na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto.
Dia 04 – Princípio da separação entre discussão e votação. Princípio da simetria. Lei complementar e sua reserva temática.
e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos.
legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas
jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;
discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos
do Legislativo brasileiro, questionar o papel do processo legislativo como
estatuto jurídico da política e estatuto político do direito.
de emendar proposições de iniciativa privada.
Dia 02 – Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de
constitucionalidade e seus mecanismos.
Dia 03 – Princípio da separação dos poderes, parte 2; participação do Executivo na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto.
Dia 04 – Princípio da separação entre discussão e votação. Princípio da simetria. Lei complementar e sua reserva temática.
Objetivo Geral: Capacitar servidores do Senado Federal a compreenderem o processo orçamentário da união, as possibilidades e instrumentos para a atuação parlamentar nesse processo;
Objetivos Específicos: Nivelar os participantes em relação aos conceitos e nomenclaturas do processo orçamentário e às peças que compõem esse processo; ambientar o participante às etapas do processo de formação, análise e aprovação das peças orçamentárias que compõem o sistema orçamentário brasileiro de acordo como art. 165 da Constituição Federal; demonstrar a prática do processo legislativo orçamentário.
- Carga horária: 24h/a
- Conteúdo programático:
Aula | Conteúdo |
---|---|
1 | Bases Históricas; Legislação aplicada; Princípios clássicos do orçamento |
2 | Classificações orçamentárias da despesa |
3 | Peças Orçamentárias (PLPPA, PLDO, PLOA) e suas alterações (PLN) |
4 | Comissão Mista de Orçamento (CMO): Competências; Composição e instalação; Mesa e Comitês Temáticos; Legislação e normas |
5 | O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo |
6 | O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo |
7 | Emendas Orçamentárias: tipologia, normas, sistema Lexor |
8 | Avaliação de aprendizagem |
- Período de realização: Turma 1 – 3, 10, 14, 17, 24, 28/04, 5 e 8/05 (9 às 12h)
- Nome do facilitador: Antônio César Lima da Conceição
Objetivo Geral: Capacitar servidores do Senado Federal a compreenderem o processo orçamentário da união, as possibilidades e instrumentos para a atuação parlamentar nesse processo;
Objetivos Específicos: Nivelar os participantes em relação aos conceitos e nomenclaturas do processo orçamentário e às peças que compõem esse processo; ambientar o participante às etapas do processo de formação, análise e aprovação das peças orçamentárias que compõem o sistema orçamentário brasileiro de acordo como art. 165 da Constituição Federal; demonstrar a prática do processo legislativo orçamentário.
- Carga horária: 24h/a
- Conteúdo programático:
Aula | Conteúdo |
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1 | Bases Históricas; Legislação aplicada; Princípios clássicos do orçamento |
2 | Classificações orçamentárias da despesa |
3 | Peças Orçamentárias (PLPPA, PLDO, PLOA) e suas alterações (PLN) |
4 | Comissão Mista de Orçamento (CMO): Competências; Composição e instalação; Mesa e Comitês Temáticos; Legislação e normas |
5 | O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo |
6 | O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo |
7 | Emendas Orçamentárias: tipologia, normas, sistema Lexor |
8 | Avaliação de aprendizagem |
- Período de realização: Turma 2 – 3, 10, 14, 17, 24, 28/04, 5 e 8/05 (14 às 17h)
- Nome do facilitador: Vinícius Leopoldino do Amaral
Agregar valor aos servidores do Senado, capacitando–os a realizarem a gestão documental de todos os documentos e processos administrativos convencionais e eletrônicos do Senado por meio do SIGAD, de acordo com legislação arquivística brasileira e as normas internas do Senado e com objetivo de aumentar a qualidade, a produtividade e a eficiência dos processos de trabalho.
Agregar valor aos servidores do Senado, capacitando–os a realizarem a gestão documental de todos os documentos e processos administrativos convencionais e eletrônicos do Senado por meio do SIGAD, de acordo com legislação arquivística brasileira e as normas internas do Senado e com objetivo de aumentar a qualidade, a produtividade e a eficiência dos processos de trabalho.
Agregar valor aos servidores do Senado, capacitando–os a realizarem a gestão documental de todos os documentos e processos administrativos convencionais e eletrônicos do Senado por meio do SIGAD, de acordo com legislação arquivística brasileira e as normas internas do Senado e com objetivo de aumentar a qualidade, a produtividade e a eficiência dos processos de trabalho.
Agregar valor aos servidores do Senado, capacitando–os a realizarem a gestão documental de todos os documentos e processos administrativos convencionais e eletrônicos do Senado por meio do SIGAD, de acordo com legislação arquivística brasileira e as normas internas do Senado e com objetivo de aumentar a qualidade, a produtividade e a eficiência dos processos de trabalho.