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Cursos Semipresenciais e/ou Remotos 2023

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2ª Oficina de Segurança da Informação - Evite Golpes Cibernéticos
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2ª Oficina de Segurança da Informação - Evite Golpes Cibernéticos
Nome da Palestra: "2ª Oficina de Segurança da Informação - Evite Golpes Cibernéticos";    
 
Facilitador: Gutierrez Gregório de Souza
 
Data: 30 de novembro
 
Horário: 10 às 12h
 
Carga horária: 2h    

Coordenadora: Lívia Alves   

 
Local: REMOTO - Via plataforma TEAMS
                               
 
Conteúdo:
 
  •  O que fazer se seus dados digitais forem sequestrados ou vazarem?
  • Como evitar o roubo de senhas e credenciais?
  • E se o sistema ficar indisponível?
  • Quais são as principais ameaças internas à rede do Senado? 
  • Sinais de alerta aos quais os gestores devem se atentar;
  • Como avisar ao PRODASEN.
Avaliação Biopsicossocial da Deficiência
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Avaliação Biopsicossocial da Deficiência

Objetivo geral: Capacitar profissionais da saúde do Senado Federal que realizam avaliação da deficiência na perspectiva biopsicossocial.

Objetivos específicos: Abordagem dos modelos paradigmáticos de deficiência. Princípios do modelo social, suas repercussões na CIF, da OMS, e na Convenção da ONU, de 2006, bem como as respectivas influências na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei 14.136, de 2015. A história da construção do art. 2º da LBI sobre avaliação biopsicossocial, interdisciplinar e multiprofissional da deficiência para acesso a direitos. A história de construção do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr), a participação e demandas das pessoas com deficiência no país, suas aplicações e as versões já validadas (IFBrA e IFBrM). Formas de aplicação e uso prático.

Conteúdo programático:

Unidade 1: Paradigma do modelo social e da avaliação biopsicossocial, frente a outros modelos

Unidade 2: Legislação previdenciária e instrumento de avaliação e caracterização da deficiência.

Unidade 3: Oficina prática de aplicação do IFBrA, discussão de casos concretos e cenários de implementação no Senado Federal.

Criatividade e Design Thinking
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Criatividade e Design Thinking
  • Seja bem-vindo(a) a Criatividade e Design Thinking

    É uma honra tê-lo(a) conosco.

    Ementa: Conceituação, estratégias, ferramentas e técnicas para a aplicação do método Design Thinking em organizações, por meio da apresentação oral, palestras TED, slides e elaboração de projetos práticos com apresentação e feedback. Detalhamento do Duplo Diamante. Princípios das organizações vivas.

    Objetivos:  

    Objetivo Geral: Empregar o método Design Thinking na solução de desafios organizacionais no Senado Federal.

    Objetivos Específicos: Discutir os conceitos que se relacionam com a aplicação do Design Thinking nos processos criativos; Aplicar, por meio da prática, os conceitos do D.T. para a solução de desafios relativos às Organizações Públicas, com exemplos aplicados ao Senado Federal; Explorar os conceitos de estratégia e método associados ao processo do D. T; Sintetizar o Conceituado Método Duplo Diamante de aplicação do D. T para a solução de desafios e problemas.

    Período de realização: 2, 5, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/06 e 3 e 7/07 

    Nome do facilitador: Mário Hermes Stanziona Viggiano

    Coordenador: Alice Alves (08583505136) e Viviane Borel (04393268180)

    Carga horária:  20h/a

Desenvolvimento de Liderança - Turma 1
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Desenvolvimento de Liderança - Turma 1
Objetivo: Capacitar os líderes do setor a aprimorar a valorização e reconhecimento dos membros da equipe, desenvolver habilidades para lidar com os erros de forma construtiva e fortalecer a coerência entre o discurso e a ação, visando a melhoria do ambiente de trabalho e a promoção de um clima organizacional ainda mais positivo.
 
Carga horária: 12 horas.
 
Período de realização: 
 
Turma 1 - 10, 17, 24 e 31 de outubro.
Nome do facilitador: Cláudia Lopes da Costa de Góes Nogueira. 
 
Coordenadora: Alice Alves da Gama.
Desenvolvimento de Liderança - Turma 2
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Desenvolvimento de Liderança - Turma 2
Objetivo: Capacitar os líderes do setor a aprimorar a valorização e reconhecimento dos membros da equipe, desenvolver habilidades para lidar com os erros de forma construtiva e fortalecer a coerência entre o discurso e a ação, visando a melhoria do ambiente de trabalho e a promoção de um clima organizacional ainda mais positivo.
 
Carga horária: 12 horas.
 
Período de realização: 
 
Turma 1 - 10, 17, 24 e 31 de outubro.
Nome do facilitador: Cláudia Lopes da Costa de Góes Nogueira. 
 
Coordenadora: Alice Alves da Gama.
Elaboração e envio de emendas ao PLOA pelo sistema LEXOR
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Elaboração e envio de emendas ao PLOA pelo sistema LEXOR
Estatística e Análise de Dados Aplicada à Auditoria
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Estatística e Análise de Dados Aplicada à Auditoria

Objetivo Geral: Apresentar aos participantes do curso conceitos básicos de estatística exploratória e inferencial, habilitando-os a manusear bases de dados por meio de software estatístico.

Objetivos Específicos: 

  • Introduzir conceitos de estatística básica, tanto exploratória quanto inferência.
Habilitar os discentes a:
  • Utilizar o software estatístico R, programa gratuito e consolidado mundialmente como recurso para análises de dados.
  • Manusear bases de dados, envolvendo tarefas como unir, filtrar e modificar diferentes bases oriundas de vários formatos digitais.
  • Criar variáveis, tabelas, gráficos e relatórios a partir de bases de dados.
  • Gerar amostras aleatórias para fins de auditoria.
  • Interpretar análises estatísticas e seus resultados.

Carga horária:  30h

Período de realização:  02, 06, 09, 11, 16, 20, 23, 25, 30/10 e 01/11 

Nome do facilitador: Marcos Ruben de Oliveira.

Coordenadora: Alice Alves da Gama.

Para fins de emissão de certificado:  

a. Frequência: 75%  

b. Critério de aprovação na avaliação:

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes.

Inglês para a Polícia do Senado Federal - Avançado
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Inglês para a Polícia do Senado Federal - Avançado

Conteúdo:

VIAGENS INTERNACIONAIS  

•  Utilização do inglês para comunicação nas aeronaves com tripulação estrangeira;  

•  Nos aeroportos de destino (desembaraço, imigração, comunicação de localização, etc); 

•  Em hóteis (demandas diversas);  

•  Com autoridades estrangeiras; 

•  Recepção de estabelecimentos (comércio, restaurante, teatro, lojas, etc); 

•  Para facilitar a comunicação das equipes de segurança parlamentar quando em visitas precursoras no exterior; RECEPÇÃO DE AUTORIDADES ESTRANGEIRAS NO SENADO OU VISITA/AGENDA EM EMBAIXADAS, CONSULADOS E DEMAIS EVENTOS; 

•  Necessidade de comunicação com as autoridades estrangeiras e seus staffs, inclusive segurança; 

•  Para comunicação com equipes precursoras em visitas oficiais estrangeiras ao Senado Federal; 

•  Importante conhecimento de termos que indiquem localização, permissões, proibições, instruções de acesso, etc CURSOS COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS; 

•  Em se tratando de curso policial, necessidade de aprendizado de termos técnicos referentes à armamento, munição, equipamentos, termos táticos; 

•  Para cursos online ou com material escrito, reforço no aprendizado de leitura; 

Nome do facilitador: Milena Costa Galdino Pitella

Coordenadora: Viviane Borel

Inglês para a Polícia do Senado Federal - Básico
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Inglês para a Polícia do Senado Federal - Básico

Conteúdo:

VIAGENS INTERNACIONAIS  

•  Utilização do inglês para comunicação nas aeronaves com tripulação estrangeira;  

•  Nos aeroportos de destino (desembaraço, imigração, comunicação de localização, etc); 

•  Em hóteis (demandas diversas);  

•  Com autoridades estrangeiras; 

•  Recepção de estabelecimentos (comércio, restaurante, teatro, lojas, etc); 

•  Para facilitar a comunicação das equipes de segurança parlamentar quando em visitas precursoras no exterior; RECEPÇÃO DE AUTORIDADES ESTRANGEIRAS NO SENADO OU VISITA/AGENDA EM EMBAIXADAS, CONSULADOS E DEMAIS EVENTOS; 

•  Necessidade de comunicação com as autoridades estrangeiras e seus staffs, inclusive segurança; 

•  Para comunicação com equipes precursoras em visitas oficiais estrangeiras ao Senado Federal; 

•  Importante conhecimento de termos que indiquem localização, permissões, proibições, instruções de acesso, etc CURSOS COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS; 

•  Em se tratando de curso policial, necessidade de aprendizado de termos técnicos referentes à armamento, munição, equipamentos, termos táticos; 

•  Para cursos online ou com material escrito, reforço no aprendizado de leitura; 

Nome do facilitador: Milena Costa Galdino Pitella

Coordenadora: Viviane Borel

Inglês para a Polícia do Senado Federal - Intermediário
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Inglês para a Polícia do Senado Federal - Intermediário

Conteúdo:

VIAGENS INTERNACIONAIS  

•  Utilização do inglês para comunicação nas aeronaves com tripulação estrangeira;  

•  Nos aeroportos de destino (desembaraço, imigração, comunicação de localização, etc); 

•  Em hóteis (demandas diversas);  

•  Com autoridades estrangeiras; 

•  Recepção de estabelecimentos (comércio, restaurante, teatro, lojas, etc); 

•  Para facilitar a comunicação das equipes de segurança parlamentar quando em visitas precursoras no exterior; RECEPÇÃO DE AUTORIDADES ESTRANGEIRAS NO SENADO OU VISITA/AGENDA EM EMBAIXADAS, CONSULADOS E DEMAIS EVENTOS; 

•  Necessidade de comunicação com as autoridades estrangeiras e seus staffs, inclusive segurança; 

•  Para comunicação com equipes precursoras em visitas oficiais estrangeiras ao Senado Federal; 

•  Importante conhecimento de termos que indiquem localização, permissões, proibições, instruções de acesso, etc CURSOS COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS; 

•  Em se tratando de curso policial, necessidade de aprendizado de termos técnicos referentes à armamento, munição, equipamentos, termos táticos; 

•  Para cursos online ou com material escrito, reforço no aprendizado de leitura; 

Nome do facilitador: Milena Costa Galdino Pitella

Coordenadora: Viviane Borel

Inteligência Artificial Avançado
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Inteligência Artificial Avançado
Objetivos:  
- Objetivo Geral: 
- Objetivos Específicos: 
  •  
Carga horária: 20 horas;
Conteúdo programático:  
  1.  Conceitos, ambiente e ferramentas
  2.  Classificação com KNN e regressão lógica
  3.  Avaliação e otimização de modelos, pré-processamento, validação cruzada
  4.  Regressão linear, variáveis categóricas, busca de hiperparâmetros
  5.  Projeto dirigido, balanceamento de classes, dados faltantes
  6.  Árvore de decisão: construção, visualização e interpretação
  7.  Processamento de Linguagem Natural (NLP) gag-of-words, tj-idf e classificação de textos
  8.  Combinação de modelos: ensemble. Linear, Random Forest, XGBoost
  9.  Pipeline com dados mistos (categóricos, numéricos e textuais). Interpretação de modelos
  10.  Apresentações dos projetos, feedback
Período de realização: 
Nome do facilitador: Fernando Luiz Brito de Melo e Erick
Coordenadora: XXX
Inteligência Artificial Básico
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Inteligência Artificial Básico
Objetivos:  
- Objetivo Geral: Curso de Inteligência Artificial (IA) para profissionais, com foco especial em não técnicos. Abordagem sobre a terminologia, aplicações, gestão de projetos, trabalho em equipe, estratégias de implantação e discussões éticas e sociais relacionadas à IA.
- Objetivos Específicos: 
  • Introduzir a terminologia comum da IA: redes neurais, aprendizado de máquina, aprendizado profundo e ciência de dados.
  • Apresentar uma visão realista das capacidades e limitações atuais da IA.
  • Expor exemplos práticos e o estado da arte da IA, incluindo modelos generativos.
  • Capacitar os participantes a identificar oportunidades de aplicação da IA em seus setores.
  • Oferecer uma visão macro sobre a gestão e participação em projetos de aprendizado de máquina e ciência de dados.
  • Orientar sobre a formação e colaboração com equipes de IA.
  • Instruir sobre a elaboração de estratégias para a implantação da IA em empresas.
  • Promover discussões éticas e sociais relacionadas à IA.
Carga horária: 20 horas;
Conteúdo programático:  
  1. Introdução à Inteligência Artificial: História, terminologia e conceitos fundamentais.
  2. Capacidades e Limitações da IA: O que a IA pode e não pode fazer.
  3. Estado da Arte da IA: Modelos generativos como ChatGPT, Bing AI, Bard e outros.
  4. Identificação de Oportunidades: Como aplicar IA para resolver problemas reais nas organizações.
  5. Gestão de Projetos e Trabalho em Equipe: Visão macro de projetos de aprendizado de máquina, formação e colaboração com equipes de IA.
  6. Estratégias de Implantação e Discussões Éticas: Elaboração de estratégias para implantar IA e abordagem das implicações éticas e sociais.
  7. Apresentação dos projetos dos alunos e avaliação geral.   
Período de realização:  28/08, 1, 4, 11, 15, 18 e 22/09
Nome do facilitador: Fernando Luiz Brito de Melo
Coordenadora: Lívia Alves de Amorim da Costa
Inteligência Artificial Generativa
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Inteligência Artificial Generativa

Objetivo geral:

· Proporcionar aos alunos o conhecimento e as habilidades práticas necessárias para trabalhar com IA Generativa e ChatGPT Plus.

 

Objetivos específicos:

· Familiarizar os alunos com o funcionamento básico de ChatGPT;

· Ensinar o uso de plugins e modo Browsing em ChatGPT;

· Abordar técnicas de análise de dados avançada;

· Explorar a multimodalidade e geração de imagens;

· Facilitar a aplicação prática dos conceitos por meio de um mini-projeto;

· Exercitar na prática o conhecimento teórico adquirido em cada aula.

Carga horária: 12 horas.

Período de realização: 

Datas:  20, 24, 27 de novembro e 1º de dezembro

Nome do facilitador: João Alberto de Oliveira Lima

Coordenadora: Camila Cardoso Rego

LGPD para o Senado Federal
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LGPD para o Senado Federal

Objetivo Geral:

· Capacitar os servidores e colaboradores a identificar e avaliar os dados pessoais dentro dos processos de trabalho permitindo a correta gestão da informação

Objetivos Específicos:

· Habilitar servidores e colaboradores, gestores de dados pessoais, no diagnóstico, compliance e desenvolvimento institucional em LGPD no Senado Federal.

Carga Horária: 15h

Nome do facilitador: André Freire da Silva

Coordenadora: Viviane Borel

LGPD para o Senado Federal - Turma 2
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LGPD para o Senado Federal - Turma 2

Ementa: Neste curso, abordaremos os aspectos teóricos e práticos da LGPD no contexto do Senado Federal, com foco nas áreas administrativa e legislativa. No Módulo I - Aspectos Teóricos, começaremos com uma introdução à proteção de dados pessoais, explorando a inspiração da LGPD na legislação europeia, o GDPR. Em seguida, discutiremos os conceitos fundamentais, como dado pessoal, dado sensível e tratamento de dados, bem como os princípios e responsabilidades legais dos servidores públicos. No Módulo II - Aspectos Teóricos, aprenderemos como implementar a LGPD no Senado Federal, desde a identificação das áreas envolvidas até a realização de diagnósticos e a importância do inventário de dados pessoais. Também abordaremos a relevância da segurança da informação, políticas de privacidade e outros aspectos teóricos essenciais. O Módulo III - Aspectos Práticos focará na aplicação prática da LGPD, incluindo a análise de documentos com dados pessoais, identificação de tratamento de dados em sites, e a avaliação de políticas de privacidade e termos de uso. Também discutiremos como atender aos direitos do titular e comunicar incidentes de vazamento. Além disso, oferecemos um módulo específico sobre a LGPD no contexto dos gabinetes dos senadores. Neste módulo, exploraremos as implicações legais e práticas da LGPD para essas áreas, bem como a relação com partidos políticos, processo eleitoral e legislação vigente. Os alunos desenvolverão uma compreensão profunda das disposições da LGPD e aprenderão estratégias para garantir o cumprimento da lei e proteção dos dados pessoais dos cidadãos.

Objetivo Geral:

· Capacitar os servidores e colaboradores a identificar e avaliar os dados pessoais dentro dos processos de trabalho permitindo a correta gestão da informação

Objetivos Específicos:

· Habilitar servidores e colaboradores, gestores de dados pessoais, no diagnóstico, compliance e desenvolvimento institucional em LGPD no Senado Federal.

Carga Horária: 15h

Período de realização: 
turma 2 - 13, 17, 20, 24 e 27/11.

Nome do facilitador: André Freire da Silva

Coordenadora: Lívia Alves

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) - Básico
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LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) - Básico

Ementa: Conceitos básicos da língua brasileira de sinais. Estrutura linguística em contextos comunicativos (frases, diálogos). Aspectos peculiares da cultura surda. Legislação específica.

Objetivos:  

Objetivo Geral: Ao final do curso, o aluno será capaz de comunicar-se de forma básica com pessoas surdas por meio da Libras.

Objetivos Específicos: Ao final do curso, o aluno será capaz de: · Construir frases e estabelecer diálogos básicos na Libras; · Identificar os mitos estabelecidos na sociedade sobre as línguas de sinais e a comunidade surda; · Apontar os principais aspectos da cultura surda.

Carga horária:  30h

Conteúdo programático:  

Dia 1: Conceitos básicos sobre Libras; nomenclatura utilizada na área da surdez; legislação relacionada à Libras e à surdez; alfabeto manual, números (cardinais) e datilologia.

Dia 2: Datilologia; apresentação pessoal e saudações; números (quantidades e ordinais); expressões faciais e corporais; advérbios de tempo; diálogos.

Dia 3: Verbos básicos; tipos de frases; Sentimentos; diálogos.

Dia 4: Família; dias da semana; meses e estações do ano; diálogos

Dia 5: Marcação de tempo; meios de transporte; diálogos

Dia 6: Revisão de conteúdo. Lugares; pronomes demonstrativos e interrogativos; diálogos.

Dia 7: Vestuário; cores; meios de comunicação; diálogos

Dia 8: Profissões; verbos direcionais; diálogos

Dia 9: Revisão de conteúdo; diálogos.

Dia 10: Revisão geral e atividade avaliativa.

Período de realização: 1, 5, 12, 15, 19, 22, 26 e 29/06 e 3 e 6/07

Nome do facilitador:  Francis Lobo

Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 1
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Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 1

Objetivos:  

Objetivo Geral: Capacitar os servidores/colaboradores do Senado Federal na utilização da ferramenta analítica de gestão – QlikView – de forma que estes sejam capazes de utilizar a informação disponível de forma autônoma e confiável no contexto da Secretaria de Gestão de Pessoas.


Objetivos Específicos: Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender o ciclo básico de dados e estarem familiarizados com os painéis de suas respectivas áreas, de maneira a compreender, extrair e manipular dados através das ferramentas apresentadas no curso.


Carga horária: 10h 


Conteúdo programático: Turma 1 


Dia 1: Noções de banco de dados, repositório de dados e painéis de dados.


Dia 2: Principais funcionalidades do QLIKView.


Dia 3: Painéis de dados no contexto da COAPES Parte I.


Dia 4: Painéis de dados no contexto da COAPES Parte II.


Dia 5: Ferramentas de manipulação de dados.

 

Período de realização:  14, 16, 18, 21 e 23/08 - Turma 1.

Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 2
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Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 2

Objetivos:  

Objetivo Geral: Capacitar os servidores/colaboradores do Senado Federal na utilização da ferramenta analítica de gestão – QlikView – de forma que estes sejam capazes de utilizar a informação disponível de forma autônoma e confiável no contexto da Secretaria de Gestão de Pessoas.


Objetivos Específicos: Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender o ciclo básico de dados e estarem familiarizados com os painéis de suas respectivas áreas, de maneira a compreender, extrair e manipular dados através das ferramentas apresentadas no curso.


Carga horária: 10h 


Conteúdo programático: Turma 1 


Dia 1: Noções de banco de dados, repositório de dados e painéis de dados.


Dia 2: Principais funcionalidades do QLIKView.


Dia 3: Painéis de dados no contexto da COAPES Parte I.


Dia 4: Painéis de dados no contexto da COAPES Parte II.


Dia 5: Ferramentas de manipulação de dados.

 

Período de realização:  30/08, 01, 04, 06 e 08/09 - Turma 2.

Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 3/2023.2
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Noções de QlikView e QlikSense e ferramentas de manipulação de dados no contexto do Senado Federal - Turma 3/2023.2

Ementa: Extração/busca de dados do DW.  Noções iniciais bancos de dados. Conhecimento gerais sobre as principais funcionalidades da ferramenta QLIKView e noções básicas de dados em painéis. Ferramentas disponíveis para manipulação de dados e formação de painéis no Senado Federal. Introdução ao QlikSense.

Objetivos:  

Objetivo Geral: Capacitar os servidores/colaboradores do Senado Federal na utilização da ferramenta analítica de gestão – QlikView – de forma que estes sejam capazes de utilizar a informação disponível de forma autônoma e confiável no contexto da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Objetivos Específicos: Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender o ciclo básico de dados e estarem familiarizados com os painéis de suas respectivas áreas, de maneira a compreender, extrair e manipular dados através das ferramentas apresentadas no curso.

Carga horária: 10h 

Conteúdo programático:  

Dia 1: Noções de banco de dados, repositório de dados e painéis de dados.

Dia 2: Principais funcionalidades do QLIKView.

Dia 3:Painéis de dados no contexto da COAPES Parte I.

Dia 4:Painéis de dados no contexto da COAPES Parte II.

Dia 5: Ferramentas de manipulação de dados.

 

Período de realização: 16, 17, 20, 21 e 22/11 

Nome do facilitador: André Felipe Brusco

Coordenador: Yasmin Nunes (10815060408)

Para fins de emissão de certificado:

a. Frequência: 75%  

b. Critério de aprovação na avaliação:  Ao final dos módulos 2 - 5, será apresentada uma tarefa de extração ou tabulação dos dados, no valor de 2,5 pontos para cada, totalizando 10 pontos. Será aprovado o candidato que tirar a nota mínima de 7,5 pontos ao final do curso.

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes.

Observações/ Comentários: O questionário é preenchido pelos alunos participantes. 

OFICINA SOBRE MASCULINIDADES
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OFICINA SOBRE MASCULINIDADES
  • OFICINA SOBRE MASCULINIDADES
  • Carga horária: 12h
  • Data: 04/05/2023
  • Para fins de emissão de certificado:
    • Frequência.
    • Questionário respondido na Plataforma Saberes

Objetivo:  

Os estagiários e jovens aprendizes serão capazes de reconhecer estereótipos de gênero e padrões de comportamento prejudiciais à saúde mental e emocional dos homens, terão mais repertório sobre equidade de gênero e processos de socialização e subjetivação de homens e mulheres, dando ênfase aos comportamentos masculinos que repercutem negativamente sobre os contextos individuais e sociais. As oficinas possuem caráter vivencial, com vistas a debater e aprofundar reflexões e trocar experiências entre os participantes.

Orçamento para Jornalistas
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Orçamento para Jornalistas

Ementa: Conceitos orçamentários. Processo orçamentário. Regras fiscais. Marcos constitucionais e legais de apreciação dos projetos de PPA e LDO. Classificadores orçamentários. Sistemas de informação de acompanhamento orçamentário. Ciclo de apreciação do projeto de lei orçamentária anual: relatório da receita, parecer preliminar, relatórios setoriais e relatório geral. Emendas aos projetos das leis orçamentárias. Créditos adicionais. Noções de execução orçamentária.

Objetivos:

Objetivo Geral: Compreender aspectos essenciais do orçamento federal e de seu processo legislativo no Congresso Nacional.

Objetivos Específicos: Promover a familiarização com a teoria e a prática do processo legislativo orçamentário e com as fontes de informação relacionadas.

Carga horária: 27h

Conteúdo programático:

Dia 1: Apresentação da disciplina; Conceitos e naturezas do orçamento público.

Dia 2: Regras Fiscais; Novo Arcabouço Fiscal; Tramitação do Plano Plurianual no Congresso Nacional.

Dia 3: Tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso Nacional; Estrutura e a organização da Lei Orçamentária. Classificadores orçamentários. 

Dia 4: Sistemas de informação de acompanhamento do processo orçamentário.

Dia 5: Tramitação do PLOA no Congresso Nacional.

Dia 6: Tramitação do PLOA no Congresso Nacional.

Dia 7: Tramitação do PLOA no Congresso Nacional.

Dia 8: Créditos adicionais; Noções de execução orçamentária.

Dia 9: Projeto de Lei Orçamentária para 2024.

Período de realização: 16, 23 e 30/06 - 07/07 - 04, 11, 18 e 25/08 – 01/09

Nome do facilitador: Vinicius Leopoldino

Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública"
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Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública"
  • Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública" 
  • Apresentação da palestra: Diretora-Geral Ilana Tromka
  • Carga horária: 3h
  • Público alvo: Servidores do Senado Federal
  • Data: 16/05/2023
  • Coordenadora: Viviane Borel
  • Para fins de emissão de certificado:
    • Frequência.
    • Questionário respondido na Plataforma Saberes

Objetivo: Abordar a política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal.

Palestra: "Oficina de Prevenção a Golpes Digitais"
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Palestra: "Oficina de Prevenção a Golpes Digitais"

Conteúdo:

· Engenharia Social e Ameaças Online;

· Defesa dos Dados Pessoais;

· Prevenção de Golpes e Navegação Segura;

· Proteção da Rede do Senado Federal.

Facilitador: Rafael Tavares - Prodasen;
 
Data: 31 de Agosto;
Horário: 10h às 12h;
 
Carga horária: 2h;    
 
Coordenadoras: Viviane Borel e Alice Alves;   
 
Local: REMOTO - Via plataforma TEAMS.
Palestra: "Relação entre burocracia e política na gestão do Senado"
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Palestra: "Relação entre burocracia e política na gestão do Senado"

IMPORTANTE:

Este evento terá transmissão simultânea pelo canal do ILB/Interlegis.

Ao efetivar sua inscrição, você autoriza a divulgação de sua imagem e voz no contexto exclusivamente da palestra.

  • Palestra: "Relação entre burocracia e política na gestão do Senado" 
  • Apresentação da palestra: Na tese de doutorado em Administração, pela Universidade de Bordeaux, Luiz Tostes analisa como a qualidade da relação entre política e burocracia impacta a qualidade da gestão da Casa.
  • Carga horária: 2 horas
  • Público alvo: servidores ativos, comissionados, inativos e demais colaboradores do Senado Federal
  • Data: 06/07/2026
  • Coordenadora no ILB: Viviane Borel

 

Palestra: "Responsabilidade Social no Senado Federal"
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Palestra: "Responsabilidade Social no Senado Federal"
  • Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública" 
  • Apresentação da palestra: Diretora-Geral Ilana Tromka
  • Carga horária: 3h
  • Público alvo: Servidores do Senado Federal
  • Data: 16/05/2023
  • Coordenadora: Viviane Borel
  • Para fins de emissão de certificado:
    • Frequência.
    • Questionário respondido na Plataforma Saberes

Objetivo: Abordar a política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal.

Palestra: "Transformação Digital"
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Palestra: "Transformação Digital"
Objetivo: 
Compreender a importância de estar habilitado a utilizar a tecnologia de forma efetiva e continua para potencializar o aprimoramento e a inovação no Senado Federal.

Carga horária:  3h

Período de realização: 12/07 

Horário: 09:00 às 12:00

Palestrante: Alexandre Coelho;

Coordenadoras: Viviane Borel e Alice Alves;   
Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro.
Palestra: Lei Geral de Proteção de dados
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Palestra: Lei Geral de Proteção de dados
  • Palestra: "Empreendedorismo na Gestão Pública" 
  • Apresentação da palestra: Diretora-Geral Ilana Tromka
  • Carga horária: 3h
  • Público alvo: Servidores do Senado Federal
  • Data: 16/05/2023
  • Coordenadora: Viviane Borel
  • Para fins de emissão de certificado:
    • Frequência.
    • Questionário respondido na Plataforma Saberes

Objetivo: Abordar a política de Inovação e Empreendedorismo Corporativo do Senado Federal.

Palestra: O papel da gestão no combate ao assédio no trabalho: educação, prevenção e denúncia
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Palestra: O papel da gestão no combate ao assédio no trabalho: educação, prevenção e denúncia
  • Palestra:

     "O papel da gestão no combate ao assédio no trabalho: educação, prevenção e denúncia"

  • Palestrantes: Camila Hummel de Sousa e Patricia Paulino Muniz;

    Data: 14 de junho;

    Horário: 9 às 12h;

    Carga horária: 3h;

    Coordenadora: Viviane Borel e Alice Alves;

    Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro.

    Conteúdo da Palestra: 

    • Diversidade e intolerância;
    • Papel da gestão no combate ao assédio no trabalho;
    • O que é assédio moral;
    • Exemplos mais comuns de assédio moral; 
    • Assédio moral contra as mulheres; 
    • Diferenças entre assédio moral e conflito;
    • Diferenças entre assédio moral e atos de gestão;
    • Quem assedia e quem é assediado;
    • O que é assédio sexual;
    • Exemplos mais comuns de assédio sexual; 
    • Diferenças entre assédio e paquera consentida;
    • Quem assedia e quem é assediado;
    • Diferenças entre assédio moral e assédio sexual;
    • Quais são os danos para a pessoa que sofre assédio no trabalho;
    • Assédio digital no trabalho remoto;
    • Estratégias de prevenção;
    • Condutas a serem abolidas pela gestão;
    • Política de Assédio do Senado Federal: APS 8/2018;
    • Fluxo de comunicação e denúncia na Casa;
    • O dever dos gestores de denunciar: Despacho DGER 2417/2022;
    • Discussão de casos concretos: como lidar.

Palestra: O papel da gestão no combate ao assédio no trabalho: educação, prevenção e denúncia - 2023.2
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Palestra: O papel da gestão no combate ao assédio no trabalho: educação, prevenção e denúncia - 2023.2

Palestrantes: Camila Hummel de Sousa e Patricia Paulino Muniz;

Conteúdo da Palestra: 

Diversidade e intolerância;

Papel da gestão no combate ao assédio no trabalho;

O que é assédio moral;

Exemplos mais comuns de assédio moral; 

Assédio moral contra as mulheres; 

Diferenças entre assédio moral e conflito;

Diferenças entre assédio moral e atos de gestão;

Quem assedia e quem é assediado;

O que é assédio sexual;

Exemplos mais comuns de assédio sexual; 

Diferenças entre assédio e paquera consentida;

Quem assedia e quem é assediado;

Diferenças entre assédio moral e assédio sexual;

Quais são os danos para a pessoa que sofre assédio no trabalho;

Assédio digital no trabalho remoto;

Estratégias de prevenção;

Condutas a serem abolidas pela gestão;

Política de Assédio do Senado Federal: APS 8/2018;

Fluxo de comunicação e denúncia na Casa;

O dever dos gestores de denunciar: Despacho DGER 2417/2022;

Discussão de casos concretos: como lidar.

Data: 08 de novembro

Horário: 9 às 12h

Carga horária: 3h

Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro

Coordenadora: Viviane Borel

Palestra: Responsabilidade social - 2023.2
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Palestra: Responsabilidade social - 2023.2

Palestrantes: Stella Vaz e Humberto Formiga

Conteúdo da Palestra: 

Diversidade;

Inclusão;

Equidade;

Desigualdades estruturais: Gênero e Raça;

Síntese dos Programas e Ações;

Plano de Equidade de Gênero e Raça;

Ações de Equidade. 

Data: 04 de outubro

Horário: 9 às 12h

Carga horária: 3h

Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro

Coordenadora: Viviane Borel

Palestra: Transformação Digital - 2023.2
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Palestra: Transformação Digital - 2023.2

Palestrantes: Stella Vaz e Humberto Formiga

Conteúdo da Palestra: 

Diversidade;

Inclusão;

Equidade;

Desigualdades estruturais: Gênero e Raça;

Síntese dos Programas e Ações;

Plano de Equidade de Gênero e Raça;

Ações de Equidade. 

Data: 04 de outubro

Horário: 9 às 12h

Carga horária: 3h

Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro

Coordenadora: Viviane Borel

Português e Redação Oficial - Básico - turma 1
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Português e Redação Oficial - Básico - turma 1
  • Seja bem-vindo(a) a Português e Redação Oficial 

    É uma honra tê-lo(a) conosco.

    Ementa:  Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a redação oficial, os tipos de comunicações oficiais e o emprego dos elementos de ortografia e gramática, conforme o novo Acordo Ortográfico e a norma culta do português contemporâneo.

    Objetivos:  
    - Objetivo Geral:  Atualizar os conhecimentos em redação de documentos produzidos pela administração pública e aprimorar o conhecimento linguístico no que tange ao uso da norma culta em textos escritos.
     
    - Objetivos Específicos: 
    1. Refletir e praticar a escrita dos gêneros mais usados na administração pública, particularmente ofícios.
    2. Desenvolver o hábito de pesquisa, resumo e paráfrase como formas de enriquecimento do discurso.
    3. Utilizar as ferramentas da lógica para aperfeiçoar a redação oficial.
    4. Enfatizar as mudanças trazidas pelo novo Manual de Redação da Presidência da República (2018), comparando-o com as versões anteriores.
    5. Atualizar conhecimentos a respeito do uso da norma culta da língua portuguesa, com ênfase nas mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
    6. Aplicar o conhecimento gramatical à realidade do universo jurídico-legislativo em suas peculiaridades.

    7. Aprimorar a escrita, a fim de facilitar a produção de textos claros, objetivos, precisos e gramaticalmente corretos

    8. Desenvolver a produção de textos e solucionar questões problemáticas recorrentes na escrita de documentos oficiais.

    Período de realização: 2, 5, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/06 e 3 e 7/07 


    Nome do facilitador: Marco Aurélio De Souza Couto.

    Coordenador: Alice Alves da Gama

    Carga horária:  15h/a

Português e Redação Oficial - Básico - turma 2
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Português e Redação Oficial - Básico - turma 2
  • Seja bem-vindo(a) a Português e Redação Oficial 

    É uma honra tê-lo(a) conosco.

    Ementa:  Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a redação oficial, os tipos de comunicações oficiais e o emprego dos elementos de ortografia e gramática, conforme o novo Acordo Ortográfico e a norma culta do português contemporâneo.

    Objetivos:  
    - Objetivo Geral:  Atualizar os conhecimentos em redação de documentos produzidos pela administração pública e aprimorar o conhecimento linguístico no que tange ao uso da norma culta em textos escritos.
     
    - Objetivos Específicos: 
    1. Refletir e praticar a escrita dos gêneros mais usados na administração pública, particularmente ofícios.
    2. Desenvolver o hábito de pesquisa, resumo e paráfrase como formas de enriquecimento do discurso.
    3. Utilizar as ferramentas da lógica para aperfeiçoar a redação oficial.
    4. Enfatizar as mudanças trazidas pelo novo Manual de Redação da Presidência da República (2018), comparando-o com as versões anteriores.
    5. Atualizar conhecimentos a respeito do uso da norma culta da língua portuguesa, com ênfase nas mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
    6. Aplicar o conhecimento gramatical à realidade do universo jurídico-legislativo em suas peculiaridades.

    7. Aprimorar a escrita, a fim de facilitar a produção de textos claros, objetivos, precisos e gramaticalmente corretos

    8. Desenvolver a produção de textos e solucionar questões problemáticas recorrentes na escrita de documentos oficiais.

    Período de realização: 29 de junho, 03, 06, 10 e 13 de julho de 2023.   


    Nome do facilitador: Marco Aurélio De Souza Couto.

    Coordenador: Alice Alves da Gama

    Carga horária:  15h/a

Português e Redação Oficial - Turma 1
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Português e Redação Oficial - Turma 1
Ementa:  Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a redação oficial, os tipos de comunicações oficiais e o emprego dos elementos de ortografia e gramática, conforme o novo Acordo Ortográfico e a norma culta do português contemporâneo.
 
Objetivos:  
- Objetivo Geral:  Atualizar os conhecimentos em redação de documentos produzidos pela administração pública e aprimorar o conhecimento linguístico no que tange ao uso da norma culta em textos escritos.
 
- Objetivos Específicos: 
1. Refletir e praticar a escrita dos gêneros mais usados na administração pública, particularmente ofícios.
2. Desenvolver o hábito de pesquisa, resumo e paráfrase como formas de enriquecimento do discurso.
3. Utilizar as ferramentas da lógica para aperfeiçoar a redação oficial.
4. Enfatizar as mudanças trazidas pelo novo Manual de Redação da Presidência da República (2018), comparando-o com as versões anteriores.
5. Atualizar conhecimentos a respeito do uso da norma culta da língua portuguesa, com ênfase nas mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
6. Aplicar o conhecimento gramatical à realidade do universo jurídico-legislativo em suas peculiaridades.

7. Aprimorar a escrita, a fim de facilitar a produção de textos claros, objetivos, precisos e gramaticalmente corretos

8. Desenvolver a produção de textos e solucionar questões problemáticas recorrentes na escrita de documentos oficiais.
 
Carga horária: 30 horas;
 
Conteúdo programático:  
 
1. Documentos Oficiais;
1.1 Correspondências Oficiais;
1.1.1 Princípios da administração pública aplicados às correspondências oficiais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
1.1.2 Princípios específicos da correspondência oficial;
1.1.3 Pronomes de tratamento;  
1.1.4 Tipologia: ofício, memorando, mensagem, aviso e exposição de motivos;  
1.1.5 Fechos;
1.1.6 Indicação do signatário;
 
3. Conhecimento de língua portuguesa em seu padrão formal: ortografia, morfologia, sintaxe, pontuação, crase e acentuação.
 
4. Padronizações e normatizações: abreviações, indicação de horas, uso de numerais, unidades de medida, siglas, citações, uso de maiúsculas, estrangeirismos, referência a texto legal.
 
Período de realização: 
turma 1 e 2 - 15, 22 e 29/08, 05, 12, 19 e 26/09, 03, 10 e 17/10.
                                       
Nome do facilitador: Marco Aurélio De Souza Couto.
 
Coordenador: Alice Alves da Gama.
Português e Redação Oficial - Turma 2
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Português e Redação Oficial - Turma 2
Ementa:  Atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a redação oficial, os tipos de comunicações oficiais e o emprego dos elementos de ortografia e gramática, conforme o novo Acordo Ortográfico e a norma culta do português contemporâneo.
 
Objetivos:  
- Objetivo Geral:  Atualizar os conhecimentos em redação de documentos produzidos pela administração pública e aprimorar o conhecimento linguístico no que tange ao uso da norma culta em textos escritos.
 
- Objetivos Específicos: 
1. Refletir e praticar a escrita dos gêneros mais usados na administração pública, particularmente ofícios.
2. Desenvolver o hábito de pesquisa, resumo e paráfrase como formas de enriquecimento do discurso.
3. Utilizar as ferramentas da lógica para aperfeiçoar a redação oficial.
4. Enfatizar as mudanças trazidas pelo novo Manual de Redação da Presidência da República (2018), comparando-o com as versões anteriores.
5. Atualizar conhecimentos a respeito do uso da norma culta da língua portuguesa, com ênfase nas mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
6. Aplicar o conhecimento gramatical à realidade do universo jurídico-legislativo em suas peculiaridades.

7. Aprimorar a escrita, a fim de facilitar a produção de textos claros, objetivos, precisos e gramaticalmente corretos

8. Desenvolver a produção de textos e solucionar questões problemáticas recorrentes na escrita de documentos oficiais.
 
Carga horária: 30 horas;
 
Conteúdo programático:  
 
1. Documentos Oficiais;
1.1 Correspondências Oficiais;
1.1.1 Princípios da administração pública aplicados às correspondências oficiais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
1.1.2 Princípios específicos da correspondência oficial;
1.1.3 Pronomes de tratamento;  
1.1.4 Tipologia: ofício, memorando, mensagem, aviso e exposição de motivos;  
1.1.5 Fechos;
1.1.6 Indicação do signatário;
 
3. Conhecimento de língua portuguesa em seu padrão formal: ortografia, morfologia, sintaxe, pontuação, crase e acentuação.
 
4. Padronizações e normatizações: abreviações, indicação de horas, uso de numerais, unidades de medida, siglas, citações, uso de maiúsculas, estrangeirismos, referência a texto legal.
 
Período de realização: 
turma 1 e 2 - 15, 22 e 29/08, 05, 12, 19 e 26/09, 03, 10 e 17/10.
                                       
Nome do facilitador: Marco Aurélio De Souza Couto.
 
Coordenador: Alice Alves da Gama.
Processo Legislativo - Fundamento Constitucional – Avançado
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Processo Legislativo - Fundamento Constitucional – Avançado
Objetivos:  
Objetivo Geral: Compreender as regras e práticas do processo legislativo constitucional
Objetivos Específicos: 
- Compreender a organização do processo legislativo constitucional; 
- Estudar as espécies normativas e os procedimentos legislativos a elas associados; 
- Entender a organização e as competências do Poder Legislativo Federal;  
- Compreender as espécies legislativas e as regras do processo legislativo constitucional; 
- Analisar casos concretos e incidentes processuais; 
- Compreender a participação de outros Poderes no processo legislativo constitucional; 
- Estudar aspectos essenciais de controle de constitucionalidade do processo legislativo constitucional. 
Carga horária:  24h
Conteúdo programático:  
Dia 1:Apresentação e metodologia de ensino  
   Introdução:   
     - Conceito de Processo Legislativo;  
     - Processo Legislativo e Organização do Estado: federação e separação dos poderes
Dia 2: Poder Legislativo Federal  
     - Organização;     
     - Competências;   
     - Formas de funcionamento. 
Dia 3: Processo Legislativo: disposições gerais 
     - Tempo de funcionamento; 
     - Princípios;   
     - Visão geral das espécies normativas
Dia 4: Fases do Processo legislativo   
     - Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo comum   
     - Rito ordinário.
Dia 5: Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo comum (cont.)  
     - Rito sumário e abreviado.  
Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  
     -Leis Complementares.
Dia 6:Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  
     -Medidas provisórias e leis delegadas.
Dia 7:Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  
     -Emendas à Constituição.
Dia 8: Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  
     -Resoluções e Decretos Legislativos.  
     -Aspectos gerais de controle judicial do Processo Legislativo  
     -Encerramento.
Período de realização: 12, 15, 19, 22, 26, 29/06 e 03 e 06/07
Nome do facilitador:  Gabrielle do Nascimento Fernandes.
Processo Legislativo Constitucional - Fundamento Avançado
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Processo Legislativo Constitucional - Fundamento Avançado

Ementa: 

 Processo Legislativo na Constituição. Visão prática do processo legislativo constitucional a partir dos princípios do processo legislativo. Procedimentos de tramitação de leis ordinárias, complementares, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição. Normas regimentais que concretizam mandamentos constitucionais. Estudos de casos.

Objetivos:  

Objetivo Geral: Compreender as regras e práticas do processo legislativo constitucional. 

Objetivos Específicos:  

1. Compreender a organização do processo legislativo constitucional; 

2. Estudar as espécies normativas e os procedimentos legislativos a elas associados; 

3. Entender a organização e as competências do Poder Legislativo Federal; 

4. Compreender as espécies legislativas e as regras do processo legislativo constitucional; 

5. Analisar casos concretos e incidentes processuais;  

6. Compreender a participação de outros Poderes no processo legislativo constitucional;  

7. Estudar aspectos essenciais de controle de constitucionalidade do processo legislativo constitucional. 

Carga horária: 24 horas

Conteúdo programático:  

Aula 

Conteúdo 

1.  Apresentação e metodologia de ensino  

Introdução:   

 · Conceito de Processo Legislativo;  

· Processo Legislativo e Organização do Estado: federação e separação dos poderes. 

2.  Poder Legislativo Federal  

 · Organização;     

 · Competências;   

 · Formas de funcionamento. 

3. Processo Legislativo: disposições gerais 

· Tempo de funcionamento; 

· Princípios;   

· Visão geral das espécies normativas. 

4.  Fases do Processo legislativo  

Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo comum   

     · Rito ordinário. 

5.  Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo comum (cont.)  

    · Rito sumário e abreviado.  

Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  

     · Leis Complementares. 

6. Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  

     · Medidas provisórias e leis delegadas. 

7. Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  

     · Emendas à Constituição. 

8. Procedimentos Legislativos: Procedimento legislativo especial  

     · Resoluções e Decretos Legislativos.  

Aspectos gerais de controle judicial do Processo Legislativo  

Encerramento. 

Período de realização: 18, 21, 25 28/09, 2, 9, 16 e 19/10

Nome do facilitador: Gabrielle do Nascimento Fernandes

Coordenador: Camila Cardoso, Alice Alves, Viviane Borel e Yasmin Nunes

Para fins de emissão de certificado:  

 a. Frequência: 75%  

b. Critério de aprovação na avaliação:  

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes  

Processo Legislativo Constitucional 1° turma
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Processo Legislativo Constitucional 1° turma
Objetivo:
 
Objetivo geral  
 
Analisar e discutir criticamente as normas constitucionais  
e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos. 
 
Objetivos Específicos 
 
Conhecer e analisar as fontes do processo  
legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas  
jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;  
discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos  
do Legislativo brasileiro, questionar o papel do processo legislativo como  
estatuto jurídico da política e estatuto político do direito. 
 

Carga horária: 
 12h por turma;
 
Conteúdo programático: 
 
Dia 01 – Princípio da separação dos poderes: iniciativa e suas espécies, limites ao poder  
de emendar proposições de iniciativa privada.  
 
Dia 02 – Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de  
constitucionalidade e seus mecanismos.  
 
Dia  03  –  Princípio  da  separação  dos  poderes,  parte  2;  participação  do  Executivo  na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto.  
 
Dia  04  –  Princípio  da  separação  entre  discussão  e  votação.  Princípio  da  simetria.  Lei complementar e sua reserva temática. 
Período de realização
 
1ª turma: 20, 21, 24 e 27 de março; 
2ª Turma: 20, 24, 27 e 31 de março;
Processo Legislativo Constitucional 2° turma
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Processo Legislativo Constitucional 2° turma
Objetivo:
 
Objetivo geral  
 
Analisar e discutir criticamente as normas constitucionais  
e as práticas parlamentares reais, a partir da análise de casos concretos. 
 
Objetivos Específicos 
 
Conhecer e analisar as fontes do processo  
legislativo e as correspondências e não correspondências entre as normas  
jurídicas que regulam o processo legislativo e a prática parlamentar real;  
discutir as fases e etapas do processo legislativo a partir de casos concretos  
do Legislativo brasileiro, questionar o papel do processo legislativo como  
estatuto jurídico da política e estatuto político do direito. 
 

Carga horária: 
 12h por turma;
 
Conteúdo programático: 
 
Dia 01 – Princípio da separação dos poderes: iniciativa e suas espécies, limites ao poder  
de emendar proposições de iniciativa privada.  
 
Dia 02 – Princípio do bicameralismo e suas variantes. Princípio do controle de  
constitucionalidade e seus mecanismos.  
 
Dia  03  –  Princípio  da  separação  dos  poderes,  parte  2;  participação  do  Executivo  na formação de leis. Medidas provisórias e poder de veto.  
 
Dia  04  –  Princípio  da  separação  entre  discussão  e  votação.  Princípio  da  simetria.  Lei complementar e sua reserva temática. 
Período de realização
 
1ª turma: 20, 21, 24 e 27 de março; 
2ª Turma: 20, 24, 27 e 31 de março;
Processo Legislativo Constitucional e Regimental para a Consultoria Legislativa
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Processo Legislativo Constitucional e Regimental para a Consultoria Legislativa
Processo Legislativo Orçamentário
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Processo Legislativo Orçamentário

Ementa: Orçamento Público, Processo Legislativo Orçamentário, Classificação da Despesa, PLOA, PLDO, PLPPA, Comissão Mista de Planos Orçamentos Públicos e Fiscalização. 

Objetivos:  

- Objetivo Geral: Capacitar servidores do Senado Federal a compreenderem o processo orçamentário da união, as possibilidades e instrumentos para a atuação parlamentar nesse processo. 

 

- Objetivos Específicos: 

Nivelar os participantes em relação aos conceitos e nomenclaturas do processo orçamentário e às peças que compõem esse processo;

Ambientar o participante às etapas do processo de formação, análise e aprovação das peças orçamentárias que compõem o sistema orçamentário brasileiro de acordo como art. 165 da Constituição Federal; 

Demonstrar a prática do processo legislativo orçamentário.  

Carga horária: 24 horas;

Conteúdo programático:  

 

Bases Históricas; Legislação aplicada; Princípios clássicos do orçamento. 

Classificações orçamentárias da despesa. 

Peças Orçamentárias (PLPPA, PLDO, PLOA) e suas alterações (PLN). 

Comissão Mista de Orçamento (CMO): Competências; Composição e instalação; Mesa e Comitês Temáticos; Legislação e normas. 

O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo. 

O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo. 

Emendas Orçamentárias: tipologia, normas, sistema Lexor. 

Avaliação de aprendizagem.  

 

 Período de realização: 

turma 1 - 2, 6, 9, 16, 20, 23, 30/10 e 6/11.

Nome do facilitador: Antônio Cesar Lima da Conceição 

 

Coordenadora: Lívia Alves de Amorim da Costa

Processo Legislativo Orçamentário Turma 1 (matutino)
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Processo Legislativo Orçamentário Turma 1 (matutino)

Objetivo Geral: Capacitar servidores do Senado Federal a compreenderem o processo orçamentário da união, as possibilidades e instrumentos para a atuação parlamentar nesse processo;

Objetivos Específicos: Nivelar os participantes em relação aos conceitos e nomenclaturas do processo orçamentário e às peças que compõem esse processo; ambientar o participante às etapas do processo de formação, análise e aprovação das peças orçamentárias que compõem o sistema orçamentário brasileiro de acordo como art. 165 da Constituição Federal; demonstrar a prática do processo legislativo orçamentário.

  1. Carga horária: 24h/a
  2. Conteúdo programático:
AulaConteúdo
1 Bases Históricas; Legislação aplicada; Princípios clássicos do orçamento
2 Classificações orçamentárias da despesa
3 Peças Orçamentárias (PLPPA, PLDO, PLOA) e suas alterações (PLN)
4 Comissão Mista de Orçamento (CMO): Competências; Composição e  instalação; Mesa e Comitês Temáticos; Legislação e normas
5 O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder  Legislativo
6 O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo
7 Emendas Orçamentárias: tipologia, normas, sistema Lexor
8 Avaliação de aprendizagem
  1. Período de realização: Turma 1 – 3, 10, 14, 17, 24, 28/04, 5 e 8/05 (9 às 12h)
  2. Nome do facilitador: Antônio César Lima da Conceição
Processo Legislativo Orçamentário Turma 2 (vespertino)
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Processo Legislativo Orçamentário Turma 2 (vespertino)

Objetivo Geral: Capacitar servidores do Senado Federal a compreenderem o processo orçamentário da união, as possibilidades e instrumentos para a atuação parlamentar nesse processo;

Objetivos Específicos: Nivelar os participantes em relação aos conceitos e nomenclaturas do processo orçamentário e às peças que compõem esse processo; ambientar o participante às etapas do processo de formação, análise e aprovação das peças orçamentárias que compõem o sistema orçamentário brasileiro de acordo como art. 165 da Constituição Federal; demonstrar a prática do processo legislativo orçamentário.

  1. Carga horária: 24h/a
  2. Conteúdo programático:
AulaConteúdo
1 Bases Históricas; Legislação aplicada; Princípios clássicos do orçamento
2 Classificações orçamentárias da despesa
3 Peças Orçamentárias (PLPPA, PLDO, PLOA) e suas alterações (PLN)
4 Comissão Mista de Orçamento (CMO): Competências; Composição e  instalação; Mesa e Comitês Temáticos; Legislação e normas
5 O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder  Legislativo
6 O Processo Legislativo Orçamentário: apreciação pelo Poder Legislativo
7 Emendas Orçamentárias: tipologia, normas, sistema Lexor
8 Avaliação de aprendizagem
  1. Período de realização: Turma 2 – 3, 10, 14, 17, 24, 28/04, 5 e 8/05 (14 às 17h)
  2. Nome do facilitador: Vinícius Leopoldino do Amaral
Processo Legislativo Regimental - Avançado
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Processo Legislativo Regimental - Avançado

Ementa:  Constituição Federal (Do Processo Legislativo – arts. 59 ao 69); Regimento interno do Senado Federal (da licença, dos Blocos Parlamentares, das Comissões, das Sessões, das Proposições, das Proposições sujeitas a disposições especiais, das Atribuições privativas, da Questão de Ordem, destaques, requerimentos, o processo legislativo nas comissões, matérias terminativas, do emendamento, da tramitação em conjunto, das atribuições do Presidente, do uso da palavra, arquivamento ao fim da legislatura, dos artigos sem aplicação, CPIs, dos relatórios, das proposições, da urgência)


Objetivos:  

- Objetivo Geral:  Permitir a aplicação específica de temas-chave de Regimento Interno, possibilitando aplicação e debate prático nos assuntos relacionados a Plenário e Comissões.

 

- Objetivos Específicos: 

  • Permitir o acompanhamento em todos os aspectos da tramitação das proposições, das sessões Plenárias e reuniões de comissão. 
  • Assimilar as principais questões de ordem já apresentadas. 
  • Saber apresentar os incidentes do processo legislativo, como requerimentos, recursos e destaques. 
  • Conhecer a estrutura de blocos parlamentares, das comissões permanentes e temporárias. 
  • Dominar as etapas da tramitação de todas as proposições legislativas, princípio da irrepetibilidade, prejudialidade.

Carga horária: 33 horas;

 

Conteúdo programático:  

  1. Apresentação de proposições
  2. Comissões - Organização geral
  3. Comissões - Funcionamento prático
  4. Deliberação em plenário
  5. Funcionamento das sessões plenárias
  6. Registro e redação parlamentar
  7. Atas e Diários
  8. Expediente
  9. CPIs
  10. Medidas Provisórias
  11. Redação Final e Comissão Diretora

 Período de realização: 

turma 1 - 14, 17, 21, 24, 28 e 31/08, 04/09, 11/09, 14/09, 18/09 e 21/09.

 

Nome do facilitador: Rodrigo Brum 

 

Coordenadora: Lívia Alves de Amorim da Costa

Processo Legislativo Regimental - Básico - Turma 1
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Processo Legislativo Regimental - Básico - Turma 1
Objetivo Geral: Compreender as regras e práticas do processo legislativo no Senado Federal.   
Objetivos Específicos: 
Entender a organização e as competências do Congresso Nacional e do Senado Federal; 
Compreender as espécies legislativas e as regras do processo legislativo constitucional; 
Entender o papel dos Senadores e o funcionamento dos Partidos, Blocos, Lideranças, Mesa, Comissões e Plenário do Senado; 
Compreender as proposições legislativas no Senado, as matérias reguladas por cada proposição e os ritos legislativos de cada uma; 
Entender os diversos incidentes do processo legislativo e o cabimento e os efeitos de cada um; 
Compreender os procedimentos e os efeitos da urgência regimental no Senado.
Carga horária: 30 horas 
Conteúdo programático: 

Dia 1: Poder Legislativo, Congresso Nacional e Senado Federal: organização e competências.
Dia 2: Espécies legislativas e processo legislativo constitucional.
Dia 3: Senadores. Partidos, Blocos e Lideranças no Senado. Mesa e Comissões do Senado. Plenário e sessões plenárias do Senado.
Dia 4: Proposições e ritos legislativos no Senado. Rito ordinário no Senado.
Dia 5: Ritos abreviado (terminativo) e sumário (urgência constitucional) no Senado.
Dia 6: Rito da proposta de emenda à Constituição (PEC) no Senado.
Dia 7: Outros ritos legislativos no Senado: projetos de códigos, sugestões legislativas, projetos de sustação de atos do Executivo, projetos de aprovação de atos internacionais, projetos de aprovação de outorga de serviços de radio 
difusão.
Dia 8: Incidentes do processo legislativo no Senado: destaques, verificação de votação, tramitação conjunta, retirada, preferência, destaques, prejudicialidade, proposições de legislaturas anteriores, questões de ordem.
Dia 9: Urgência regimental no Senado.
Dia 10: Seminários.

Período de realização: 15, 19, 22, 26, 29/05, 2, 5, 12, 16 e 19/06 (9 às 12h)
Nome do facilitador: Luciano Henrique da Silva Oliveira

Processo Legislativo Regimental - Básico - Turma 2
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Processo Legislativo Regimental - Básico - Turma 2
Objetivo Geral: Compreender as regras e práticas do processo legislativo no Senado Federal.   
Objetivos Específicos: 
Entender a organização e as competências do Congresso Nacional e do Senado Federal; 
Compreender as espécies legislativas e as regras do processo legislativo constitucional; 
Entender o papel dos Senadores e o funcionamento dos Partidos, Blocos, Lideranças, Mesa, Comissões e Plenário do Senado; 
Compreender as proposições legislativas no Senado, as matérias reguladas por cada proposição e os ritos legislativos de cada uma; 
Entender os diversos incidentes do processo legislativo e o cabimento e os efeitos de cada um; 
Compreender os procedimentos e os efeitos da urgência regimental no Senado.
Carga horária: 30 horas 
Conteúdo programático: 

Dia 1: Poder Legislativo, Congresso Nacional e Senado Federal: organização e competências.
Dia 2: Espécies legislativas e processo legislativo constitucional.
Dia 3: Senadores. Partidos, Blocos e Lideranças no Senado. Mesa e Comissões do Senado. Plenário e sessões plenárias do Senado.
Dia 4: Proposições e ritos legislativos no Senado. Rito ordinário no Senado.
Dia 5: Ritos abreviado (terminativo) e sumário (urgência constitucional) no Senado.
Dia 6: Rito da proposta de emenda à Constituição (PEC) no Senado.
Dia 7: Outros ritos legislativos no Senado: projetos de códigos, sugestões legislativas, projetos de sustação de atos do Executivo, projetos de aprovação de atos internacionais, projetos de aprovação de outorga de serviços de radio 
difusão.
Dia 8: Incidentes do processo legislativo no Senado: destaques, verificação de votação, tramitação conjunta, retirada, preferência, destaques, prejudicialidade, proposições de legislaturas anteriores, questões de ordem.
Dia 9: Urgência regimental no Senado.
Dia 10: Seminários.

Período de realização: 15, 19, 22, 26, 29/05, 2, 5, 12, 16 e 19/06 (9 às 12h)
Nome do facilitador: Luciano Henrique da Silva Oliveira

Programa de Liderança para Mulheres
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Programa de Liderança para Mulheres
Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria - Curso: Semana Refletir o Futuro
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Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria - Curso: Semana Refletir o Futuro

Ementa: Este curso integra a edição de 2023 do Programa de Reflexão para a Aposentadoria – uma série de atividades vivenciais, Cursos e Palestras.

Período de realização: 18 a 22/09/2023 – 9h às 12h30

Nome do facilitador: Psicóloga Lucia Cristina Duarte e Assistente Social Patrícia Paulino Muniz

Coordenador: Camila Cardoso

Para fins de emissão de certificado:

a. Frequência: 75%

b. Critério de aprovação na avaliação:

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes

 

Observações/ Comentários: O questionário é preenchido pelos alunos participantes

Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria - Palestra: Requisitos para se Aposentar e Mudanças no Vencimento
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Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria - Palestra: Requisitos para se Aposentar e Mudanças no Vencimento

Ementa: Este curso integra a edição de 2023 do Programa de Reflexão para a Aposentadoria – uma série de atividades vivenciais, Cursos e Palestras.

Período de realização: 25/09 - 14:30 às 17:30

Nome do facilitador: Servidor Roberto William

Coordenador: Camila Cardoso

Para fins de emissão de certificado:

a. Frequência: 75%

b. Critério de aprovação na avaliação:

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes

Observações/ Comentários: O questionário é preenchido pelos alunos participantes

Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria – Mini curso Planejamento Financeiro para Aposentadoria
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Programa de Reflexão sobre a Aposentadoria – Mini curso Planejamento Financeiro para Aposentadoria

Ementa: Este curso integra a edição de 2023 do Programa de Reflexão para a Aposentadoria – uma série de atividades vivenciais, Cursos e Palestras.

Período de realização: 5, 19 e 26/10 e 9, 16/11 - 14:30 às 17:30

Nome do facilitador: Servidor Anderson Alves de Oliveira

Coordenador: Camila Cardoso

Para fins de emissão de certificado:

a. Frequência: 75%

b. Critério de aprovação na avaliação:

Avaliação do Curso: Questionário respondido na Plataforma Saberes

Observações/ Comentários: O questionário é preenchido pelos alunos participantes

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