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Para obter o certificado de cursos já concluídos, clique no botão abaixo.

Certificados antigos

Emissão de certificados para alunos inscritos no período de 2010/2013.

Nos cursos EaD sem tutoria, podem se matricular servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados e o público em geral. Nos cursos EaD com tutoria, o público em geral poderá fazer a pré-matrícula, porém só serão selecionados se houver disponibilidade de vagas.
Todos os cursos oferecidos pelo ILB, na modalidade a distância, com e sem tutoria, são sem custo para os alunos.
O aluno pode realizar até 02 (dois) cursos simultaneamente, sem tutoria, e um curso com tutoria, desde que haja vaga.
Os cursos a distância ofertados pelo ILB são considerados cursos de educação continuada/capacitação e, por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC, conforme a lei nº. 9394/96; Decreto nº. 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).
Os cursos podem ser acessados por computador, tablet e celular, com configurações básicas e acesso à internet banda larga. Caso tenha dúvidas em relação ao acesso e à utilização do material on-line, você pode pedir ajuda à equipe de EaD enviando um e-mail para ilbead@senado.leg.br.
O Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, baseado no Moodle, que visa facilitar a aprendizagem. É nesse ambiente que o participante dos cursos a distância do ILB terá acesso aos conteúdos, realizará as atividades, enviará e receberá mensagens e terá acesso às suas notas e certificado. É também por meio desse ambiente que professores tutores e coordenadores de cursos interagem com os participantes e têm acesso a informações e relatórios. O ILB passou a utilizar o Saberes em fevereiro de 2014.

O que devo fazer

  1. 1. Caso você não tenha cadastro na nossa plataforma, acesse o endereço http://saberes.senado.leg.br
  2. 2. Clique em Cadastre-se, localizado no bloco “Acesso”, à direita da tela.
  3. 3. Preencha as informações solicitadas e, ao final da página, clique em “Criar minha conta”.
  4. 4. Uma mensagem será enviada ao endereço eletrônico informado para que o seu cadastro seja confirmado.
  5. 5. Após a confirmação, acesse a plataforma, escolha o curso do seu interesse e efetive a sua matrícula.
  6. 6. Você receberá uma mensagem confirmando sua matrícula no curso.
  1. 1. Cheque a caixa de spam do seu correio eletrônico.
  2. 2. Não localizou? Solicite a liberação pelo endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br ou entre em contato pelo telefone (61) 3303-1475.
  1. 1. Você terá até 60 (sessenta) dias para a conclusão do curso.
  2. 2. O curso poderá ser concluído antes desse prazo, porém o certificado só será emitido a partir do:
    • 21º (vinte e um dias) após a matrícula, para alunos matriculados até o dia 30/06/2020.
    • 15º (quinze) dias após a matrícula, para alunos matriculados a partir do dia 01/07/2020.
  1. 1. Ao acessar a página inicial do curso, clique na opção Guia do Estudante.
  2. 2. Nele você encontrará informações importantes para que você entenda os ícones existentes e sua respectiva função.
  3. 3. É importante que sua leitura seja feita na íntegra para a completa informação quanto à navegação dentro da plataforma.
  1. 1. Acesse o endereço http://saberes.senado.leg.br, digitando seu CPF e senha.
  2. 2. Clique no campo da fotografia.
  3. 3. Em seguida, clique em Modificar Perfil.
  4. 4. Faça as alterações necessárias e, ao final da página, clique em Atualizar perfil.
  5. 5. Você pode alterar todos os seus dados, exceto o CPF.
  1. 1. Acesse o endereço http://saberes.senado.leg.br.
  2. 2. No bloco Acesso, clique em: Perdeu a senha?
  3. 3. Preencha as informações solicitadas (CPF ou E-mail).
  4. 4. Clique em Buscar.
  5. 5. Um link para a redefinição da senha será enviado para o seu correio eletrônico cadastrado na plataforma.
  6. 6. Não recebeu o link? Entre em contato com o ILB pelo endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br ou pelo telefone (61) 3303-1475.
Provavelmente você excedeu o prazo de conclusão do curso que é de 60 (sessenta) dias, a contar da data de matrícula. Seu status no curso ficará como abandono e, por essa razão, a vaga ficará bloqueada por 30 (trinta) dias a contar da data limite para a finalização. Caso você não saiba a data limite, solicite a informação enviando uma mensagem para ilbead@senado.leg.br ou ligando para (61) 3303-1475.
É preciso aguardar a abertura de uma nova turma para que você possa se matricular novamente. Não é possível a rematrícula dentro da turma em que o aluno não obteve êxito.
  1. 1. Acesse http://saberes.senado.leg.br, digitando seu CPF e senha.
  2. 2. Entre no curso em questão.
  3. 3. Você poderá identificar quanto tempo tem para concluir o curso no bloco Duração do Curso, localizado na lateral direita da página inicial do curso.
  1. 1. Acesse http://saberes.senado.leg.br, digitando seu CPF e Senha.
  2. 2. Clique no campo da imagem, no bloco “Bem-vindo ao Saberes!”.
  3. 3. Em seguida, clique em Modificar perfil.
  4. 4. Vá a opção Imagem do Usuário.
  5. 5. Arraste o arquivo de sua foto, diretamente para o campo indicado com a flecha.
  6. 6. Caso tenha dificuldade em arrastar a foto, clique no campo com a flecha.
  7. 7. Clique em Enviar um arquivo.
  8. 8. Em seguida, clique em Escolher arquivo.
  9. 9. Depois de inserido o arquivo, clique no botão Enviar este arquivo.
  10. 10. Vá até o final da página e clique em Atualizar perfil.
  1. 1. Matrículas não podem ser canceladas.
  2. 2. Você terá que aguardar o prazo de finalização do curso e cumprir a punição, que é de 30 (trinta) dias a contar da data final do curso, para ter a sua vaga liberada para uma nova matrícula.
Você terá uma segunda oportunidade para fazer a avaliação final, dentro do prazo limite de realização do curso. Em caso de nova reprovação, deverá cumprir uma suspenção de 30 (trinta) dias a contar da data final de realização do curso. Após esse prazo, você deve aguardar a abertura de uma nova turma para se matricular novamente no curso.

"Curso com tutoria" é aquele que conta com o acompanhamento de tutores e tem a duração de 40 dias. A carga horária é de 60 horas e o público-alvo são os servidores do legislativo federal, estadual e municipal e distrital. O cidadão comum poderá se candidatar, porém só será inscrito caso o número máximo de vagas não tenha sido atingido.

"Curso sem tutoria" tem a característica de ser autoinstrucional, isto é, não conta com o acompanhamento e orientação de tutores. A duração é de até 60 dias e a carga horária varia de acordo com o curso. Cada usuário pode se matricular em até dois cursos simultaneamente.

Os cursos com tutoria são específicos para os servidores do legislativo federal; estadual; municipal; distrital; e órgãos conveniados. Havendo a disponibilidade de vagas, os cursos poderão ser abertos à população em geral.

A primeira fase é a pré-matrícula na qual todas as inscrições são recebidas. Na fase de matrícula, os candidatos são selecionados de acordo com os critérios mencionados e ordem de recebimento dos e-mails de pré-matrícula. Havendo a disponibilidade de vagas, a população é contemplada segundo a ordem de recebimento/chegada das pré-matrículas.

Ao final do período de matrícula, uma mensagem de confirmação ou de negativa de matrícula é enviada para todos os candidatos.

No certificado constam o nome e CPF do aluno; modalidade do curso, nome do curso; nota de aprovação; período de realização; carga horária; conteúdo programático; código de verificação do certificado e CNPJ do Senado Federal.
Ao concluir o curso com média superior a 70 (setenta) pontos e 15 (quinze) * dias de matrícula no curso, seu certificado é emitido automaticamente. Para imprimi-lo, siga os seguintes passos:
  1. 1. Acesse a plataforma no endereço http://saberes.senado.leg.br, digitando o CPF e a Senha.
  2. 2. Clique no botão azul Certificados, localizado no bloco “Bem-vindo ao Saberes!”.
  3. 3. Em seguida, clique no ícone Impressora ao lado do nome do curso
  4. *21(vinte e um) dias para alunos matriculados até o dia 30/06/2020
Todos os certificados emitidos pela plataforma Saberes possuem um código de validação. Esse código possibilita que qualquer pessoa verifique a autenticidade do documento. Para confirmar sua veracidade, siga os seguintes passos:
  1. 1. Acesse o endereço http://saberes.senado.leg.br.
  2. 2. Não é necessário fazer o login ou ser cadastrado na plataforma.
  3. 3. Clique no botão Certificados, localizado na lateral esquerda da barra superior da página inicial da plataforma.
  4. 4. Na opção Validar Certificado, digite o código constante no verso do certificado.
  5. 5. Em seguida, clique em Verificar.
  6. 6. Na tela seguinte, serão exibidos: o código de verificação; o nome do aluno; o CPF; o nome do curso realizado; data de emissão do certificado; o período de realização; a carga horária; e o programa do curso.
  7. 7. Esse documento poderá ser impresso. Para isso, clique no ícone da impressora que aparece na lateral direita do início da tela.
Sim.
  1. 1. Acesse a plataforma pelo endereço http://saberes.senado.leg.br.
  2. 2. Não é necessário fazer o login ou ser cadastrado na plataforma.
  3. 3. Clique no botão Certificados, localizado na lateral esquerda da barra superior da página inicial da plataforma.
  4. 4. Clique no botão laranja Certificados antigos.
  5. 5. Você será direcionado para o endereço eletrônico da plataforma Trilhas que é http://www17.senado.gov.br/user/login.
  6. 6. Clique na opção Autenticar Certificado. Não é necessária identificação de usuário ou senha.
  7. 7. Digite o código de validação na caixa de digitação. Em seguida, clique em OK.
É possível validar, também, fora da plataforma Saberes. Digite, no seu navegador, o endereço eletrônico constante no passo 5.
As dúvidas deverão ser encaminhadas via o endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br. Para maior agilidade, informe o curso, a turma, a cópia do conteúdo com a localização do módulo, unidade e página, ou questão a serem investigados, acompanhados do número do CPF e o endereço de eletrônico cadastrado.
Para acessar o conteúdo na versão em PDF, acesse o Módulo de Apoio na página inicial do curso e clique em Conteúdo/Apostila do curso em PDF. Após o término do curso, você não terá mais acesso ao conteúdo, tanto os slides quanto o PDF.

Serviço de Ensino a Distância – SEED

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